Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Professor da Ufopa propõe novo modelo de ensino de língua estrangeira

Professor da Ufopa propõe novo modelo de ensino de língua estrangeira

Foto: Divulgação.

A proposta consta no livro Drama-Processo, resultado de tese de doutorado

Um livro que discute os procedimentos e os resultados de uma intervenção pedagógica em uma escola rural do município de Tefé, no Amazonas, já está à venda no mercado pela editora CRV. O tema é de interesse geral e foi abordado durante uma pesquisa-ação pelo Prof. Dr. Nilton Varela Hitotuzi, do Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação (Iced), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Com o título Drama-Processo: educação problematizadora em língua estrangeira no interior do Amazonas, a obra nasce de uma proposta de ensino da língua inglesa, envolvendo uma turma de 16 alunos da sétima série do ensino fundamental. O trabalho é fruto da tese de doutorado, defendida na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2010.

O interesse pela pesquisa surgiu após a percepção da ausência de atividades voltadas à educação global do aluno nas aulas de língua estrangeira, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

De acordo com o professor Nilton Varela, “o estudo teve o objetivo de verificar se um conjunto de estratégias, baseadas no drama-processo, na pedagogia-crítica e na aprendizagem de línguas por meio de tarefas, referente aos alunos envolvidos no estudo, contribuiria para o desenvolvimento da competência linguística na língua estudada”, explica.

Da ação surgiu um modo de ensinar língua estrangeira por uma perspectiva crítica, sugerida pelo pesquisador, a qual envolve a possibilidade da adequação das estratégias desenvolvidas para enfrentar o problema detectado, de maneira a atingir os objetivos gerais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Os interessados em adquirir a obra podem entrar em contato com a editora CRV através de sua página na Internet: http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=31066.

Albanira Coelho - Comunicação/Ufopa

19/3/2015