Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Representantes da Ufopa fazem visita técnica ao barco-hospital Abaré

Representantes da Ufopa fazem visita técnica ao barco-hospital Abaré

Foto: Maria Lúcia Morais.

Na última segunda-feira, 9 de março de 2015, a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, e a direção do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) realizaram uma visita técnica ao navio-hospital Abaré, que está em processo de doação para a Universidade. A equipe foi recepcionada por Cristianne Haraki, representante da organização não-governamental Terra dos Homens (TDH), instituição holandesa responsável pela embarcação, que, na ocasião, encontrava-se ancorada na orla de Santarém (PA).

Participaram da visita técnica os professores do Isco Waldiney Pires Moraes, diretor do Instituto, Wilson Sabino, vice-diretor, e Tânia Moraes; as técnicas do Isco Gerdriana Pereira e Leida Caldeira; a professora Soraia Lameirão, do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI); e representantes do Conselho Municipal de Saúde de Santarém. O objetivo foi verificar as condições de funcionamento e de conservação da embarcação, que atualmente presta serviços de assistência básica de saúde às comunidades ribeirinhas dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, por meio de parcerias entre as prefeituras municipais, a TDH e o Ministério da Saúde.

“Viemos para nos familiarizar com as instalações do barco, seus laboratórios, e para verificar as condições da embarcação para prestar os serviços que a Universidade tem a perspectiva de desenvolver. No futuro, pretendemos associar o trabalho de assistência à saúde dos ribeirinhos às ações de pesquisa e projetos de extensão em saúde que serão promovidos pelos cursos do Instituto de Saúde Coletiva”, explica Raimunda Monteiro.

Com capacidade para transportar 40 pessoas, incluindo a tripulação, o navio-hospital Abaré  possui alojamentos, laboratórios e consultórios médicos e odontológicos bem equipados, com salas de triagem, repouso, coleta, vacinação, esterilização, atendimento ambulatorial, entre outras.  “É consenso na equipe que teremos um barco em boas condições de funcionamento e de conservação. Os laboratórios e os equipamentos voltados para a saúde também estão em bom estado de conservação. Agora temos um trabalho administrativo a fazer, que é o de inventariar os materiais e os equipamentos, toda a estrutura que receberemos no futuro”, afirma Monteiro.

Para o diretor do Isco, Waldiney Pires Moraes, a visita permitiu visualizar a infraestrutura e a organização do navio, que deverá servir de suporte para ações de pesquisa e de extensão da Universidade. “Pudemos constatar que o barco está em bom estado, bem cuidado. Ele foi bem planejado para atender, confortavelmente, uma equipe de saúde ou de pesquisa em uma comunidade fora da área urbana. Vai ser muito interessante para a Universidade poder contar com uma infraestrutura como essa que acabamos de conhecer nessa visita”, afirma. “O Abaré será um excelente campo de prática de estágio para os nossos discentes e de ensino para a Universidade”.

Doação – Segundo a reitora Raimunda Monteiro, a previsão é de que o repasse definitivo do Abaré para a Ufopa aconteça até o final do ano. “Em fevereiro fechamos um entendimento de doação com a Terra dos Homens, detentora do barco e da tecnologia de assistência à saúde desenvolvida pelo Abaré, e buscamos, junto ao Ministério da Saúde, as condições para que o processo de doação também inclua o repasse dessa tecnologia social desenvolvida pela TDH”, afirmou durante a visita. “Também iremos buscar novas parcerias, principalmente para o trabalho de pesquisa e de assistência à saúde básica, com outras universidades que já manifestaram interesse”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

11/3/2015

Interior do navio-hospital Abaré - Foto: Maria Lúcia Morais.