Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Ufopa certifica 300 especialistas em Gestão Escolar

Ufopa certifica 300 especialistas em Gestão Escolar

Ufopa certifica 300 especialistas em Gestão Escolar

Solenidade de certificação, Câmpus Tapajós - Foto: Lenne Santos, 6/3/2015.

Oriundos de nove municípios da região Oeste do Pará, cerca de 300 educadores receberam o titulo de especialistas em Gestão Escolar na última sexta-feira, 6 de março, no auditório do Câmpus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O curso lato sensu foi ofertado em parceria com Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, que faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O vice-reitor Anselmo Colares participou da solenidade de entrega de certificados e ressaltou a importância da educação continuada. “Não devemos abandonar a nossa condição de aprendizes. Devemos estar em permanente formação”.

O objetivo do Programa é “capacitar profissionais (diretores e vice-diretores) que atuam na rede pública de ensino", afirmou a coordenadora Prof. Lília Colares (Iced). “Nós temos uma lei no Brasil que prevê a gestão democrática; porém, não temos como implantar esse princípio por meio de decreto, é necessário capacitar os gestores para atuar nesse tipo de gestão. Com a sociedade ganhando cerca de 300 profissionais capacitados nessa área, temos uma chance muito grande na melhoria da qualidade do ensino, porque sabemos que o diretor é um responsável fundamental para que possa ter a qualidade no trabalho e a qualidade na educação”.

Ela ressaltou também o papel da universidade em atingir diversos polos na região: “É a Ufopa cumprindo o seu papel na região Oeste do Pará, porque esses profissionais são oriundos de nove municípios aqui da região: Alenquer, Monte Alegre, Aveiro, Oriximiná, Juruti, Itaituba, Novo Progresso e Santarém”.

Grávida de 9 meses, Francimar Farias da Silva Oliveira foi uma das que receberam o certificado. “Quando iniciei esse curso, que é na modalidade à distância, tive a ilusão de que seria mais fácil. Engano meu. É mais difícil, porque depende exclusivamente de você, da sua disciplina. Temos que ter muita força de vontade para chegar até o final. Por isso, e também pela gravidez, foi uma vitória e tanto para mim”.

Lançamentos – Na ocasião da entrega dos certificados, foram lançados dois livros. O primeiro intitula-se “Gestão Democrática e Projeto Político Pedagógico”, organizado pelos professores Anselmo Colares, Lília Colares e Solange Ximenes. Composto por 12 artigos escritos pelos alunos do curso de Gestão Escolar, o livro aborda intervenções feitas pelos alunos nos diversos polos onde já atuam como educadores. Ediane Maria Rêgo, uma das autoras, integrou a mesa de autoridades representando os outros autores. Em seu discurso falou da importância da certificação. “Não é apenas um diploma que vai nos dar um título ou representar melhorias no nosso salário, é acima de tudo a concretização do sonho de cursar a pós-graduação e também uma ferramenta que vai nos ajudar a trabalhar por uma sociedade mais justa e mais igualitária”.

Autor de um dos capítulos do livro, em parceria com uma aluna do pólo de Oriximiná, o professor Hergos Couto (Iced) também lançou o seu livro durante o evento: “Esporte do Oprimido: utopia e desencanto na formação do atleta de futebol”, que resultou de sua tese de doutorado. “Esse livro também conta uma parte da minha experiência como jogador profissional no Corinthians, mas o foco da pesquisa é baseado na Teoria do Oprimido de Paulo Freire, levando-se em conta o que ocorre nas chamadas escolinhas de futebol, um assunto que, acredito, interessa a todos nós educadores”, afirmou o autor.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

9/3/2015