Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Ufopa outorga diplomas a 259 professores em Juruti e Oriximiná

Ufopa outorga diplomas a 259 professores em Juruti e Oriximiná

Reitora Raimunda Monteiro outorga diploma à aluna com maior nota - Foto: Albanira Coelho.

Solenidades foram realizadas nos dias 6 e 8 deste mês. Histórico de perseverança marcou os eventos.

Receber a diplomação de nível superior em Pedagogia depois de 21 anos de experiência em sala de aula foi a consumação de um sonho que sempre esteve presente na vida da ex-empregada doméstica Maria da Conceição Salgado de Matos. Subir em um palco, receber o canudo e soltar um grito em homenagem aos colegas de turma parece algo simples para qualquer pessoa da atualidade. Mas realizar esse ritual custou muito sacrifício a Maria da Conceição, que conquistou seu diploma de graduação aos 66 anos de idade. A solenidade de formatura ocorreu no domingo, 8 de março de 2015, em Oriximiná.

Passos firmes, subiu cada degrau da escada de acesso ao palco onde estavam as autoridades, recebeu o canudo, passou uma mensagem aos colegas, soltou um “gritinho” e desceu na certeza de missão cumprida. “Continuar os estudos, só o futuro dirá junto às oportunidades, mas chegar a ter formação em nível superior já me deixa feliz. Tinha a formação de nível médio pelo projeto Gavião e comecei minha carreira ministrando aula a meninos de rua; e tinha apenas a sexta série. Estar aqui hoje é uma grande conquista”, assegurou.

A história de Maria se une à dos outros 258 formandos dos municípios de Juruti, Oriximiná e Terra Santa, que não desperdiçaram os benefícios oferecidos pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) do Ministério da Educação (MEC), implementado na região pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

As solenidades de formatura iniciaram-se na noite de sexta-feira, 6 de março, em Juruti, com graduação de 140 professores. Era um dos dias mais esperados para a formanda em Matemática Maria Valnice Moraes de Souza. “Estou lecionando há 14 anos e fazer parte dessa história me dá muito orgulho”.

Para o prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane, o reconhecimento ao sacrifício de cada formando é o mínimo que o município deverá fazer. “É um ato muito importante para cada um que conquistou seu objetivo, pois é prova de que, quando entraram, sabiam aonde queriam chegar. Este momento para Juruti é de transformação da educação básica”.

Em Oriximiná, onde 119 professores receberam a graduação, o presidente da Câmara Municipal e prefeito em exercício, Raimundo Tomé de Oliveira, também lembrou da importância da qualificação de professores e fez um breve relato do processo, permeado de sacrifício, para trazer cursos superiores para Oriximiná. “Fizemos muitas articulações, antes com instituições particulares, até chegarmos à conquista da Ufopa. É uma honra participar deste momento marcante e transformador na história da educação”.

A coordenadora geral do Parfor, Edneia Carvalho, lembrou da revolução feita pelo Parfor. “Eu também fui professora, estive em sala de aula e também fui aluna. Sei o quanto é difícil dar aula e estudar ao mesmo tempo, mas sei também que nunca esquecemos da responsabilidade em ter ciência de que as séries iniciais são a formação da base e as mais importantes. Que a palavra de ordem seja a honestidade e que tenham a consciência de que vocês têm o valor principal para o desenvolvimento desse país”.

A outorga em Juruti foi presidida pela reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, que emocionou os colandos ao chamá-los de colegas. “Todos, a partir de hoje, estão um grau a mais, são meus colegas e vejo nos olhos de vocês um pouco da minha história. Sentimos orgulho de termos profissionais preparados e formando novas gerações, não apenas com a responsabilidade de ser professor, mas de ser educador. Quero dizer a vocês que não vejo outro caminho, a não ser o conhecimento, para desenvolver nosso país”.

Em Oriximiná, a solenidade contou com a presença do vice-reitor da Ufopa, Anselmo Colares. Ao presidir a outorga, disse que “sem o apoio entre os alunos não seria possível o sucesso de uma formatura. Talvez muitos não estariam subindo aqui para receber o canudo. Os gestos traduzidos em gritos, palavras, lágrimas e às vezes em silêncio, são formas de agradecer e mostrar a felicidade de cada um. Temos a certeza de que vocês irão gerar frutos para a região e esses resultados virão a médio e longo prazo”.

Das formaturas realizadas nos dias 6 e 8 em Juruti e Oriximiná, 18 professores de Terra Santa receberam a graduação: dez em Juruti e oito em Oriximiná. A secretária municipal de Educação daquele município, Norma Pantoja Coelho, acompanhou todo processo de colação nos dois municípios.

As turmas iniciadas em 2010, em Juruti e Oriximiná, concluíram os cursos nas áreas de Pedagogia, História e Geografia, Letras, Matemática e Física, Biologia e Química.

As próximas formaturas do Parfor/Ufopa ocorrerão em Óbidos (13 de março), Itaituba (19 de março) e Monte Alegre (25 de março).

Albanira Coelho - Comunicação/Ufopa

10/3/2015

Maria da Conceição Salgado de Matos diplomou-se em Pedagogia pelo Parfor em Oriximiná - Foto: Albanira Coelho.