Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Ufopa planeja implantar pós-graduação em Ciências Sociais

Ufopa planeja implantar pós-graduação em Ciências Sociais

Foto: Renata Dantas.

A Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) reuniu-se no último dia 5 de março com o Prof. José Eduardo Cassiolato, vinculado ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para tratar de uma parceria entre as instituições com o objetivo de criar um novo programa de pós-graduação na Ufopa. "Nosso próximo investimento será na área das Ciências Sociais ou, de forma mais abrangente, das Ciências Humanas", adiantou a reitora da Universidade, Profa. Raimunda Monteiro.

O encontro, realizado no Câmpus Tapajós da Ufopa, contou com a participação da vice-diretora do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, Profa. Lilian Rebellato; com o novo diretor de pós-graduação da Ufopa, Prof. Júlio Tota; com um grupo de professores dos cursos vinculados ao ICS e com os coordenadores dos três programas que integram o instituto: Programa de Antropologia e Arqueologia, Programa de Ciências Jurídicas e Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional.

A sugestão de Cassiolato é que o novo programa de pós-graduação da Ufopa seja interdisciplinar. "Não podemos nos fechar em caixinhas. Hoje em dia há uma superespecialização na academia, mas a ciência não é compartimentalizada, ainda mais as ciências humanas, isso é muito ruim, inclusive para os alunos. A ideia de se fazer uma pós interdisciplinar é fundamental e talvez esse seja o caminho mais correto", avaliou o docente.

Para o vice-reitor da Ufopa, Prof. Anselmo Colares, a Universidade tem a necessidade de criar mais um programa temático de doutorado. "Nosso perfil ainda é para o doutorado interdisciplinar", ressaltou Colares, que indicou como exemplo a implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação no Instituto de Ciências da Educação (Iced). "Creio que a melhor estratégia seja implantarmos um doutorado interinstitucional e, paralelamente, criarmos um mestrado próprio. Assim, os futuros doutores fortalecerão nosso programa de mestrado e, com o tempo, poderemos criar um doutorado próprio", enfatizou.

Para estreitar as relações entre Ufopa e UFRJ, a reitora Raimunda Monteiro sugeriu a realização, ainda em 2015, de um evento de grande porte em Santarém, com convidados indicados pelo representante da UFRJ. "Além disso, o ICS deve promover discussões internas, com o apoio da Diretoria de Pós-Graduação, sobre o perfil e o formato desse futuro programa, além de definir as áreas temáticas e estratégias prioritárias", destacou.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

9/3/2015