Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Novembro Progep capacita servidores para licitação e fiscalização de contratos

Progep capacita servidores para licitação e fiscalização de contratos

André Kuhn é o facilitador do curso que ocorre nesta semana. Foto: Rodolfo Valente.

Durante o mês de novembro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza três cursos voltados para licitação e fiscalização de contratos, que fazem parte do calendário anual de capacitações organizado pela Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD). No total, trinta servidores serão capacitados.

A oferta de cursos com essa temática surgiu a partir de uma demanda interna para atender, sobretudo, aqueles que atuam na Pró-Reitoria de Administração (Proad), Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e Comissão Permanente de Licitação (CPL). Além disso, envolve também servidores dos cinco câmpus da Ufopa no interior, como destaca o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Milton Melo: "Como a Ufopa tem a meta para 2016 de iniciar o ensino regular nos câmpus do interior, certamente os contratos de limpeza, de vigilância, de motoristas serão expandidos. Ficaria muito difícil que esses contratos fossem fiscalizados ainda por servidores da sede. Nesse sentido, é uma capacitação importante porque os servidores do interior participarão dessa capacitação e estarão aptos a fiscalizar os contratos, que serão expandidos, diariamente".

O primeiro curso é o de "Licitação, Contratação e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia", ministrado pelo facilitador André Kuhn, que se iniciou na segunda, 9,  e segue até o dia 12. Segundo o pró-reitor, esse é um assunto importante, dada a situação em que a instituição se encontra atualmente: "Há muitas obras, nos câmpus principalmente. Os servidores, sobretudo da Sinfra, precisam dessa capacitação porque trata especificamente da fiscalização dessas obras".

Outros dois serão ministrados ao longo das próximas semanas: "Regime Diferenciado de Contratações - RDC", que apresenta o novo regime de compras para dinamizar os procedimentos na Administração Pública, e "Gestão e Fiscalização de Contratos de Serviços Continuados".

De acordo com o pró-reitor, a proposta é que essa capacitação seja estendida em 2016, aprofundando a temática e envolvendo um maior número de servidores, de acordo com a demanda da instituição.

Neste ano, ainda serão realizados quatro cursos: "Virtualização de Servidores", "Administração de Sistema Linux", "Educação Ambiental" e "Legislação Educacional". Para o ano que vem, a Progep iniciará o levantamento anual das demandas específicas de capacitação de todos os setores da Universidade.

Luena Barros - Comunicação/Ufopa

11/11/2015