Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Novembro Reitora, vice-reitor e docentes da Ufopa visitam Alcoa em Juruti

Reitora, vice-reitor e docentes da Ufopa visitam Alcoa em Juruti

Fotos: Talita Baena

A reitora Raimunda Monteiro, o vice-reitor Anselmo Colares e dirigentes dos Institutos de Biodiversidade e Florestas (Ibef) e Engenharia e Geociências (IEG) cumpriram, nos dias 26 e 27, uma longa agenda no município de Juruti, onde o Câmpus Modular da Ufopa está sendo construído.

No primeiro dia, o grupo pode conhecer as instalações do Projeto Alcoa Juruti, e várias áreas da mina foram visitadas - a de lavra de minério; a de reabilitação do solo; a do britador; a da planta de lavagem; a do carregamento ferroviário e a da lagoa de exposição de rejeito, ou seja, o resíduo da produção.

De acordo com o engenheiro de minas Gabriel Teixeira, atualmente, a Mina Alcoa Juruti produz dois tipos de bauxita: “A bauxita standard, que não precisa ser lavada, ela é simplesmente britada e empilhada; e a bauxita premium, que precisa ser lavada para serem retirados alguns contaminantes”, disse.

No processo de estruturação do câmpus da Ufopa em Juruti, conta a reitora, esta foi a segunda visita. “Nesta agenda, nós priorizamos a visita à mina, ao porto, e como nós viemos com um corpo de dirigentes da universidade que estarão envolvidos nos cursos a serem implantados aqui, a visita também teve como objetivo ampliar o conhecimento do projeto dentro da Universidade”, explicou.

Mineração na Amazônia

Na avaliação da reitora, em quase 40 anos de mineração na região amazônica, a atividade ainda é bastante polêmica devido ao histórico de enclaves econômicos e sociais e também aos impactos ambientais. “Nossa visão é de que o Projeto Juruti nasce em um momento em que nós temos um avanço considerável da legislação ambiental do país e também de mecanismos de governança territorial e socioambiental que foram possíveis nos últimos 20 anos. E pelo o que nós observamos, há um compromisso muito forte da política da empresa com o atendimento a esses requisitos legais e com a boa convivência com a comunidade onde está inserida”, acredita.

Reunião – Após visita à mina, representantes da Alcoa e dirigentes da Ufopa reuniram-se para definir responsabilidades na oferta do curso de Engenharia de Minas no município. De acordo com o Prof. Dr. Lázaro Silva, coordenador do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE), a oferta deverá ocorrer em 2016.

Ao final da reunião, Affonso Bizon, diretor da Mina Juruti, destacou a disponibilidade da Alcoa para a concretização do curso no município. “Para a Alcoa não tem preço a parceria da Alcoa com a massa crítica. O que queremos é que a nossa parceria seja profícua e sustentável”, disse.

Confira as fotos da visita no álbum: https://www.flickr.com/photos/132566521@N05/sets/72157660071850469.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

29/10/2015