Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Novembro VI Mostra Científica irá refletir sobre a importância da iniciação científica na educação básica

VI Mostra do Clube de Ciências da Ufopa

Este ano, as ações serão realizadas durante dois dias na unidade Rondon.

Está definida para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2015 a VI Mostra Científica, uma iniciativa do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa.

Entre os objetivos está a socialização de resultados de projetos realizados pelos estudantes e monitores do Clube de Ciências da Ufopa, além de oportunizar momentos de reflexão e discussão sobre a importância da educação em Astronomia e a inserção dessa ciência na educação básica.

Durante a programação haverá palestras, minicursos e sessões de plenário.

Histórico - O Clube de Ciências é uma das principais atividades promovidas atualmente pelo Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Iced. Ele trabalha com iniciação científica para os estudantes do ensino fundamental e médio, e serve de ambiente de iniciação à docência orientada para estudantes de licenciatura e outros que se interessem pela docência.

O Clube foi criado em 1988, a partir do resultado de um movimento que já ocorria no Brasil desde o final da década de 50, com a "febre" de criação de clubes de ciências nas escolas, inicialmente desacreditados e depois ganhando confiança à medida que mostravam sua produção.

Ao longo dos 27 anos de funcionamento do Clube de Ciências de Santarém, hoje chamado Clube de Ciências da Ufopa (CCIUfopa), muitos estudantes da educação básica que têm passado pelo projeto relatam, bem como seus responsáveis, mudanças positivas em suas vidas referentes às experiências que vivenciam no Clube, sobre a percepção de Ciências, melhorias nas escolas e escolhas profissionais. Também professores em formação inicial têm experimentado o fazer docente de maneira orientada, reflexiva e com abordagens metodológicas diferenciadas e interdisciplinares.

É nesse sentido que podemos considerar o Clube de Ciências como um importante projeto desenvolvido pela Ufopa que tem trazido visibilidade e efetivas contribuições à formação de estudantes e professores em Santarém. Desta forma, a Mostra Científica do Clube de Ciências da Ufopa tem sido uma oportunidade de divulgar os trabalhos com projetos que são desenvolvidos durante o ano, bem como levantar discussões com a comunidade escolar e acadêmica sobre o processo ensino-aprendizagem, formação de professores, ensino de Ciências e Matemática em Santarém.

Confira aqui a programação da VI Mostra Científica do CPADC.

19/11/2015