Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Outubro Anel promove evento cultural Mokonime nos dias 10 e 11 de outubro

Anel promove evento cultural Mokonime nos dias 10 e 11 de outubro

A Anel (Assembleia Nacional de Estudantes – Livre), entidade estudantil de abrangência nacional que vem promovendo a reorganização do movimento estudantil combativo e preocupado com uma educação pública, gratuita, universal e de qualidade, também tem como bandeira de luta o direito de acesso à cultura, ao lazer e diversão nos espaços da Universidade, pois como diz o poema "Pão e Rosas", de James Oppenheim, escrito em 1911 em homenagem à luta das mulheres por direitos iguais: "Queremos pão, mas também queremos rosas". Tendo em vista ser a Anel uma entidade que luta contra toda forma de opressão, seja ela a homofobia, machismo, racismo, xenofobia etc., pensamos em juntar o termo "mocorongo", que na sua origem indígena remete aos que habitavam a região de Santarém e eram um povo amistoso, receptivo e com grande apreço pela diversidade cultural - em contraste com o significado pejorativo, comumente atribuído pelos que são de outras regiões do Brasil e por vezes internalizado pelos habitantes de Santarém, que renegam ser chamados assim - com o termo "anime", que designa qualquer animação produzida no Japão, como forma de promover um intercâmbio entre culturas de forma que ambas saiam ganhando com adições e construções possíveis a partir das mais diversas interações.

A partir daí os graduandos José Renato e Drielly Samanta, que fazem parte da Anel, reuniram uma equipe de estudantes e em setembro de 2014 foi realizado o primeiro Mokonime, na Unidade Rondon, tendo, para um primeiro evento, atingido significativa visibilidade e participação da comunidade acadêmica e público visitante. Professores, técnicos administrativos, estudantes universitários e secundaristas participaram, vários com suas famílias, das atividades que foram desenvolvidas ao longo do dia, construindo, a partir daí, a relevância da alteridade e diversidade cultural na socialização da juventude universitária, tanto dentro como fora da Universidade.

A segunda edição do Mokonime, chamada II Mokonime, conta com a parceria da Ufopa e do MEC através do programa Mais Cultura nas Universidades, tendo como coordenador o Prof. Dr. Ulysses Maciel. Teremos a participação do palestrante Andrei Miralha, que possui um estúdio de animação em Belém e está produzindo o primeiro seriado para televisão do Norte do país, chamado "Icamiabas na Amazônia de Pedra". Ele também lançará aqui em Santarém seu livro "Pretérito Mais que Perfeito".

Haverá a tradicional maratona de exibição de longas-metragens de animação ao longo da manhã e da tarde. Serão realizados minicursos de origami, mangá e RPG. Haverá campeonato de cosplay e será disponibilizado karaokê para quem quiser cantar ao longo de todo o evento.

Serão feitas palestras e bate-papos sobre revistas em quadrinhos e cultura pop oriental. Haverá apresentação de Katas e Taekwondo. Será feita a venda de comida e bebida; tanto almoço quanto lanche será vendido durante o evento para maior comodidade dos participantes. As diversas competições, como o Mokoquiz, jogo de perguntas e respostas, terão várias premiações. A entrada será franca. O evento ocorrerá na Unidade Rondon da Ufopa, no prédio do Iced, nos dia 10 e 11 (sábado e domingo) das 9hs às 21hs.

As inscrições para minicursos e torneios poderão ser feitas no máximo até quinze minutos antes de cada uma das correspondentes atividades.

Comunicação/Ufopa, com informações da Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (Anel)

9/10/2015