Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Outubro Biblioteca da Unidade Amazônia reabre com acervo informatizado

Biblioteca da Unidade Amazônia reabre com acervo informatizado

Biblioteca da Unidade Amazônia reabre com acervo informatizado

Biblioteca da Unidade Amazônia. Foto: Maria Lúcia Morais.

No final do mês de setembro, a Biblioteca da Unidade Amazônia reabriu as portas para a comunidade acadêmica com seu acervo bibliográfico totalmente informatizado. Além do serviço de empréstimo informatizado, com todas as publicações identificadas por códigos de barras, a novidade possibilitou a disponibilização do acervo no SIGAA, facilitando assim a vida dos usuários da biblioteca.

Segundo o diretor em exercício do Sistema de Bibliotecas da Ufopa, Mayco Ferreira Chaves, a biblioteca ficou nos últimos meses fechada para a realização do trabalho de inserção de todo o acervo, composto por 9.152 publicações, no novo sistema. A extensa tarefa foi executada, em quatro meses, por uma equipe formada por sete bibliotecários, quatro assistentes em administração e 18 bolsistas. “Agora fazemos todos os processos técnicos, como a catalogação e a indexação de livros, no novo sistema”, afirma.

Por meio do Módulo “Bibliotecas” do SIGAA é possível consultar o catálogo do acervo da Biblioteca da Unidade Amazônia e ter acesso a diferentes serviços, como a busca por título, autor e assunto; renovação de empréstimos e reservas de livros; entre outros. “Para o usuário ter acesso no SIGAA ele precisa cadastrar uma senha numérica com seis dígitos no módulo Bibliotecas”, explica.

Mayco Chaves informa ainda que a biblioteca da Unidade Tapajós será a próxima a ser reaberta com o acervo informatizado. A previsão é que a reabertura ocorra até a primeira quinzena de dezembro.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

26/10/2015

 

Um momento do processo de informatização do acervo da Biblioteca da Unidade Amazônia, Câmpus Santarém. Foto: Maria Lúcia Morais.