Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Outubro Proges organiza programação na Ufopa para celebrar os 25 anos do ECA

Proges organiza programação na Ufopa para celebrar os 25 anos do ECA

Proges organiza programação na Ufopa para celebrar os 25 anos do ECA

Reunião na Proges. Foto: Rosa Rodrigues.

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) está organizando a programação intitulada "Por um dia dos direitos da criança e do adolescentes", que será desenvolvida na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Ontem, em reunião na Unidade Amazônia, foram definidas algumas atividades.

A programação, inicialmente prevista para o dia 10 de dezembro, foi antecipada para o dia primeiro do mesmo mês pela adequação da agenda de eventos na Universidade. É organizada pela Ufopa, envolvendo o Núcleo de Mediação de Conflito e Construção da Paz, a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e a Proges – responsável pelo evento – com apoio da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santarém.

O dia primeiro de dezembro será marcado por atividades nos três turnos – manhã, tarde e noite, visando a envolver toda a comunidade acadêmica da Ufopa. Serão palestras, oficinas e atividades culturais voltadas para a promoção dos direitos infantojuvenis, marcando a passagem dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As palestras vão enfatizar as temáticas: A dignidade da Criança e Adolescente; A redução da maioridade penal e a criminalização da juventude negra; O ECA suas atualizações. Entre as oficinas previstas estão: Círculos Restaurativos, Pais e Filhos, Direitos da Criança e do Adolescente Indígena, entre outras.

O evento é resultado de uma sentença judicial decorrente da constatação da presença indevida de adolescentes em um evento realizado por estudantes em ambientes da Universidade no dia 9 de maio. Em audiência na Vara da Infância e Juventude, houve um acordo entre a justiça e as partes envolvidas (administração da Ufopa e estudantes) para que, no lugar de aplicação de multa pecuniária, houvesse uma ação conjunta para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

Rosa Rodrigues - Comunicação/Ufopa

7/10/2015