Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Outubro Ufopa sedia evento da pós-graduação da Rede Bionorte

Ufopa sedia evento da pós-graduação da Rede Bionorte

Rede Bionorte

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sediará nos dias 28 e 29 de outubro, em Santarém (PA), evento destinado ao fortalecimento do Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte), com enfoque para as atividades realizadas no polo do estado do Pará. Aberto à comunidade acadêmica, o evento acontecerá no auditório anexo à Unidade Amazônia, situada na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, bairro Fátima.

A iniciativa tem por objetivo favorecer a cooperação entre as instituições participantes da Rede – Ufopa, Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – e a discussão dos trabalhos de teses desenvolvidos pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBionorte). O evento conta com a coordenação das professoras Rosa Helena Mourão, da Ufopa, e Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo, do Museu Goeldi.

Criada em 2010 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Rede Bionorte congrega instituições de ensino superior e institutos de pesquisa da Amazônia Legal, com o intuito de acelerar a formação de recursos humanos e de integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, com foco voltado para biodiversidade e biotecnologia. Já o programa de pós-graduação ligado à Rede Bionorte iniciou-se em 2012, com o objetivo de formar recursos humanos de alto nível (doutorado) para a região Amazônica.

Programação – Aberto ao público, o evento começa na próxima quarta-feira, dia 28, às 8h30, com palestra inaugural sobre “Biotecnologias para a Amazônia”, a ser proferida pelo professor Spartaco Astolfo Filho, da Ufam. Às 10 horas, a professora Rosa Mourão, da Ufopa, ministrará a segunda palestra, intitulada “As pesquisas com óleos essenciais – Processos biotecnológicos e aplicações”; e, partir das 11 horas, será a vez do professor José Luis Nascimento, da UFPA, falar sobre os avanços na pesquisa em neurociência no Pará.

À tarde serão realizadas as seguintes palestras: “Desafios para unificação e disponibilização de informações sobre o potencial biotecnológico da diversidade amazônica – Banco de Dados da Rede Bionorte”, com as professoras Sandra Zanotto e Fátima Bigi, da Ufam; “A valorização da Biodiversidade e o uso dos resultados de pesquisa em bionegócios”, com o professor Antônio do Socorro Pinheiro, da Ufopa; e “Genética e biodiversidade do Oeste do Pará”, com o professor Luis Reginaldo Rodrigues, da Ufopa.

No dia 29, às 8h30, acontecerá a mesa-redonda “O fortalecimento da Rede Bionorte no estado do Pará”, com a participação de representantes da Ufopa, Museu Goeldi, UFPA, Ufam e Embrapa. À tarde, a partir das 14h30, será realizada reunião de planejamento de estratégias para o fortalecimento do Polo Pará e para estruturação de projeto de pesquisa conjunta, atividade que contará com a participação de pesquisadores, docentes e discentes da Rede Bionorte e do PPGBionorte.

Serviço: Evento de Fortalecimento do Programa de Pós-graduação da Rede Bionorte

De 28 a 29 de outubro de 2015.

Local: auditório anexo à Unidade Amazônia, situada na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, bairro Fátima, Santarém (PA).

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

22/10/2015