Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Setembro Equipe da Ufopa faz visita técnica à Base Científica de Curuá-Una

Equipe da Ufopa faz visita técnica à Base Científica de Curuá-Una

Foto: Rodolfo Valente.

Uma equipe da Universidade Federal do Oeste do Pará esteve na Base Científica de Curuá-Una para uma visita técnica às obras dos espaços que serão usados para os trabalhos de pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. A visita técnica ocorreu na manhã desta quinta-feira, 3, coordenada pela reitora, professora Raimunda Monteiro, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), professor Sérgio de Melo. Também fizeram parte do grupo diretores dos Institutos de Engenharia e Geociências (IEG), de Biodiversidade e Florestas (Ibef) e de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), além do Superintendente de Infraestrutura, Alessandro Araújo, e dos professores Fátima de Sousa Lima e Thiago Almeida Vieira, pró-reitores de Ensino de Graduação (Proen) e da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), respectivamente.

A Base Científica de Curuá-Una é resultado de parceria entre o Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Educação, por meio da Ufopa, que possibilita a construção de espaços de pesquisas desenvolvidas pela Universidade. “O objetivo dessa base é promover a produção de conhecimento, a partir de uma abordagem interdisciplinar, entre as diversas áreas do conhecimento e as comunidades existentes no entorno da hidrelétrica de Curuá-Una”, destacou a reitora Raimunda Monteiro.

O pró-reitor da Proppit, Sérgio de Melo, informou que várias pesquisas já estão em desenvolvimento, mesmo antes de a estrutura ficar concluída. São teses de doutorado e dissertações de mestrado. Segundo o professor, “essa infraestrutura vai possibilitar um incremento nessas pesquisas em Curuá-Una, ampliando as pesquisas em desenvolvimento”.

A estrutura da base científica conta com três prédios de laboratórios, um biotério, um alojamento para mais de 40 alunos e oito apartamentos para professores. A inauguração está prevista para o mês de novembro.

Confira as fotos da visita à Base Científica de Curuá-Una.

4/9/2015