Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Setembro Inscrições abertas para publicações de artigos e participação no III Colóquio de Geografia do Oeste do Pará

Evento será realizado no mês de novembro em Santarém, na Unidade Rondon da Ufopa.

Estão abertas as inscrições para a publicação de artigos e participação no evento “III Colóquio de Geografia do Oeste do Pará”, que ocorrerá de 25 a 27 de novembro deste ano em Santarém, e terá como tema “Sociedade, Natureza e Território”. O evento é organizado pelo Curso de Geografia do Instituto de Ciências Humanas (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e tem o objetivo de mostrar novas possibilidades de atuação no ensino e na pesquisa em Geografia, sobretudo tendo em vista as novas dinâmicas territoriais que são engendradas no Oeste do Pará.

Este evento se propõe a socializar experiências na discussão sobre a dimensão do profissional da Geografia, com o intuito de evidenciar a importância e o papel do professor-pesquisador no Oeste do Pará.

As inscrições para a participação ocorrem até a data de início do evento. Para a publicação de artigos, os trabalhos aceitos serão apresentados em Espaços de Diálogo, que consistem em momentos de exposição, reflexão, análise e especialmente de socialização/contribuição de experiências de produção científica.

Os trabalhos que serão submetidos devem estar ligados aos eixos temáticos do evento, bem como não devem ter sido publicados em outros eventos científicos. Primeiramente, devem ser enviados os resumos expandidos, no período de 21 de setembro a 10 de outubro de 2015. Aprovado o resumo expandido, os autores devem enviar o trabalho completo (artigo) no período de 2 a 13 de novembro de 2015. No quadro abaixo se sintetizam as etapas de inscrições e os respectivos valores aos participantes:

Mais informações:

Sítio: http://coloquiogeoufopa.wix.com/coloquio2015
E-mail: coloquiogeoufopa@gmail.com

Serviço:
Evento: III Colóquio de Geografia do Oeste do Pará
Tema: “Sociedade, Natureza e Território”
Datas: 25, 26 e 27 de Novembro de 2015
Local: Unidade Rondon da Ufopa – Santarém/PA – Avenida Marechal Rondon, s/nº - Bairro Caranazal

PROGRAMAÇÃO:
Dia 25/11/2015 (QUARTA-FEIRA)
Tarde (14h às 18h) - Credenciamento
Local: Laboratório de Ensino de Geografia – Unidade Rondon

Noite (19h às 22h)
Local: Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon, Ufopa
- 19h – Apresentação Cultural do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro;
- 19h30min – Conferência de Abertura: Sociedade, Natureza e Território
Palestrante: Valter do Carmo Cruz – UFF

Dia 26/11/2015 (QUINTA-FEIRA)
Manhã (9h às 12h) - Mesa-Redonda: Desafios e perspectivas para os estudos em Geografia Física na Amazônia
Local: Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon – Ufopa
Membros: Carmena França (UFPA), Flavio Nascimento (UFF), João Revelino (Ufopa) e Ivan Viana (Ufopa/mediador).

Tarde (14h às 18h): Espaço de diálogos
Local: Unidade Rondon, Ufopa

Noite (19h às 22h) – Mesa-Redonda: Tendências do Ensino de Geografia
Local: Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon
Membros:
Marísia Builtoni (UERJ) Tendências Nacionais do Ensino de Geografia com base nos ENGs (políticas, problemáticas gerais, etc.);
Ednea N. Carvalho (Ufopa) O ensino de Geografia no contexto regional/Pará (problemáticas relativas à formação do professor, crise sistema escolar, etc.);
Lilian Brito (escola de aplicação, UFPA) A geografia na sala de aula (discussões pertinentes ao desafio de ensinar geografia; desafios da sala de aula; dia a dia do prof. de geografia, etc.);
Mizant Santana (Ufopa/mediadora)

DIA 27/11/2015 (SEXTA-FEIRA)
OFICINA – ENSINO DE GEOGRAFIA: “O uso de jogos e dinâmicas no ensino de Geografia”
Local: Unidade Rondon, Ufopa - Horário: 8h às 12h – 14h às 18h