Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Setembro Laboratório Múltiplo para a Produção de Organismos Aquáticos é inaugurado na Ufopa

Foto: Luciano Jensen.

No mês de agosto de 2015, foi inaugurado na Ufopa o Laboratório Múltiplo para a Produção de Organismos Aquáticos (Lampoa), um novo espaço da Universidade para o desenvolvimento de estudos relacionados à reprodução e criação de organismos aquáticos.

O laboratório possui, no mesmo local, espaços para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, através de aulas teóricas conjugadas com aulas práticas. O Laboratório tem como metas principais: aprimorar as técnicas de reprodução e criação de larvas do camarão-da-amazônia (Macobrachium amazonicum) e do tambaqui (Colossoma macropomum) e as suas produções em sistema de bioflocos; realizar o monitoramento e controle parasitário na produção de peixes da região do Oeste do Pará; a criação de peixes ornamentais amazônicos; avaliar o uso de fatores nutricionais e fitoterápicos no controle de patógenos em piscicultura e difundir tecnologias para o estudo da viabilidade de projetos aquícolas na região.

“Esse é mais um dos espaços efetivos destinados as aulas práticas no curso de Engenharia de Pesca e no ICTA. Eu agradeço o empenho de todos os professores e alunos envolvidos neste projeto e espero que ele renda bons trabalhos para a Universidade.”, afirmou o diretor do ICTA, Keid Nolan.

O Lampoa atenderá as aulas e os projetos de pesquisa, contando com tanques para a manutenção de reprodutores, cisterna, poço, sala de aula, laboratório seco (lupas e microscópios), laboratório úmido (com sistema de recirculação para bioensaios), além de cozinha e banheiros. O Lampoa está localizado na Rua Santana, s/n, ao lado da Unidade Tapajós do Câmpus Santarém.

Confira as fotos de inauguração do Lampoa.

1º/9/2015