Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Setembro Seminário sobre Mineração na Região do Tapajós

Seminário sobre Mineração na Região do Tapajós

Começou na manhã desta quinta-feira, 17, o Seminário sobre Mineração na Região do Tapajós. O encontro está sendo realizado na sede do Seminário São Pio X, na Rodovia Santarém-Cuiabá, s/n, Bairro Esperança, das 8h30 às 18h. O encerramento está previsto para amanhã, 18 de setembro.

Na ocasião, estão sendo debatidos temas relacionados à exploração de minério e os conflitos que a atividade tem gerado, com visibilidade internacional.

A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), em parceria com a Pastoral Social da Diocese de Santarém, Fórum da Amazônia Oriental (Faor), Movimento Tapajós Vivo, Programa de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Fase Amazônia.

Participam do seminário representantes dos movimentos sociais, do governo municipal e do estadual, Ministério Público e outros especialistas no assunto. No primeiro dia foi abordado o tema "As resistências em defesa dos territórios frente à mineração no Oeste do Pará: desafios e potencialidades para as comunidades e movimentos".

Nesta sexta-feira, 18, a programação inicia-se às 8h30, com a primeira mesa-redonda, que irá debater "As resistências em defesa dos territórios frente à mineração na Pan-Amazônia: atores, conflitos e tendências atuais".

A segunda mesa-redonda irá abordar "O Plano Estadual de Mineração 2013-2030 e os impactos socioambientais sobre os territórios". O encerramento está programado para ocorrer às 18h.

Comunicação/Ufopa

17/9/2015