Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Dezembro Futuro do Brasil é tema de seminário da Andifes

Futuro do Brasil é tema de seminário da Andifes

Foto: Andifes

Debater as perspectivas do país para os próximos anos, considerando a atual conjuntura política, econômica e social. Com esse objetivo, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou na quarta-feira, 13, em Brasília, o seminário ‘O Futuro do Brasil’.

A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, esteve no evento participando das discussões que levantaram as preocupações dos gestores, principalmente, no âmbito da educação pública.

A discussão de abertura, durante a manhã, teve a presença do professor Clélio Campolina Diniz, ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o jornalista Luis Nassif, da Plataforma Brasilianas, e Igor Santos, da Frente Brasil Popular. Eles discutiram o papel relevante das universidades públicas no presente e futuro do país. Entre as falas de destaque, o jornalista Nassif enfatizou que “esse momento ruim não vai durar”.

Campolina defendeu que “a universidade é plural e deve continuar assim. E tem que se fundamentar na qualidade da formação que faz e do conhecimento que produz para a sociedade”.

À tarde, a mesa de debates enfatizou o tema "Brasil, Educação, Ciência e Tecnologia". Dessa discussão foram convidados a participar os ex-presidentes da Andifes.

Para a reitora Raimunda Monteiro, as discussões demonstram que, “para além de produzir conhecimento, as universidades devem levar seus resultados para a sociedade. Estas devem ser instrumento de modernidade e não de atraso”.

Reitora Raimunda Monteiro com Luís Nassif e Clélio Campolina

Rosa Rodrigues - Reitoria/Ufopa