Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Dezembro Reitoria reúne-se com acadêmicos contemplados no PROTCC

Reitoria reúne-se com acadêmicos contemplados no PROTCC

Foto: Rosa Rodrigues

Através de edital lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), 141 alunos foram selecionados para receber bolsas do Programa de Fomento a Trabalhos de Conclusão de Cursos (PROTCC). Serão investidos 78 mil reais com recursos de custeio da Universidade para que os acadêmicos tenham suporte adequado à produção dos TCCs.

Na tarde de quinta-feira, 30, a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, e demais membros da administração superior, além de diretores de institutos, reuniram-se com os estudantes contemplados no programa, no miniauditório HA1 da Unidade Rondon.  Foi um momento de explicações aos alunos sobre o uso do recurso.

O PROTCC faz parte dos instrumentos que a Ufopa adotou nos últimos anos para o fomento do ensino e da produção científica. O programa visa a melhorar a qualidade dos trabalhos de conclusão de curso de discentes de graduação regularmente matriculados nas unidades acadêmicas participantes do edital. Há bolsas no valor de R$ 500,00 e de R$ 1.000,00.

Durante a reunião, o pró-reitor da Proppit, professor Sérgio de Melo, apresentou alguns números relacionados ao fomento à pesquisa na Universidade, relacionados a 2017. No programa de auxílio financeiro a estudantes para participação em eventos foram investidos R$ 150.000,00, atendendo a 85 alunos; o programa de incentivo à Publicação Qualificada Discente (PQD) contemplou 17 alunos com R$ 13.900,00; e o PROTCC aportou R$ 78.000,00 para atender a 141 alunos.

Os números de 2016 somaram mais de 500 mil reais destinados ao programa de auxílio a estudantes para participação em eventos, programa de fortalecimento dos grupos de pesquisa da Ufopa, programa de incentivo à publicação qualificada discente e programa de fomento à iniciação científica (Profic).

A reitora Raimunda Monteiro destacou que todos esses programas fazem parte de um conjunto de instrumentos criados para estimular a participação de alunos em congressos, participação em pesquisas, produção de conhecimento científico e publicação de trabalhos acadêmicos. Todas essas ações também incentivam a política de pós-graduação considerada estratégica na Ufopa.

Rosa Rodrigues - Reitoria/Ufopa

1/12/2017