Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Dezembro Salão de Orientação Profissional da Ufopa recebe alunos do ensino médio

Salão de Orientação Profissional da Ufopa recebe alunos do ensino médio

Salão de Orientação Profissional. Foto: Maria Lúcia Morais.

Alunos concluintes do ensino médio de escolas públicas de Santarém participam nesta terça-feira, 19 de dezembro de 2017, do III Salão de Orientação Profissional da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que tem por objetivo apresentar os cursos de graduação da universidade e fornecer orientações sobre a forma de ingresso na instituição, vivência acadêmica, carreira profissional e mercado de trabalho. A previsão é que mais de mil estudantes visitem o Salão ao longo do dia.

No total, a Ufopa possui 40 cursos de graduação, sendo 32 ofertados em Santarém. De acordo com a diretora de Ensino da Ufopa, Poliana Fernandes Sena, o edital do Processo Seletivo Regular Unificado 2018 deverá ser lançado ainda em janeiro do próximo ano. "A previsão é que sejam ofertadas mais de mil vagas para os cursos de graduação", afirmou durante o evento. Os interessados poderão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2016 e 2017.

"Essa é a terceira edição do Salão de Orientação Profissional da Ufopa, no qual congregamos três objetivos. O primeiro é mostrar aos concluintes do ensino médio as formas de ingresso na Universidade, através dos nossos processos seletivos. O segundo é intensificar a relação da Universidade com a educação básica, de proximidade com as escolas. E o terceiro é que os estudantes possam conhecer os nossos cursos de graduação", explica Poliana Sena.

Pela manhã, o Salão recebeu a visita dos alunos das escolas estaduais Terezinha de Jesus Rodrigues, Jader Fontenelle Barbalho e Frei Othmar. À tarde será a vez dos estudantes das escolas estaduais Romana Leal e Wilson Fonseca; e à noite dos alunos da escola Plácido de Castro. Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), o Salão de Orientação Profissional será realizado até às 21 horas, no Auditório Pérola do Tapajós, prédio anexo à Unidade Amazônia, situado à avenida Mendonça Furtado, nº 2946, bairro de Fátima. Aberto ao público, o evento conta com a participação de professores e discentes dos cursos de graduação.

A estudante Ádria Paulo, da Escola Estadual Frei Othmar, afirma que gostou muito do evento. "Foi muito bom a Ufopa ter essa iniciativa, mostrando os curso ofertados, que são bem interessantes. Aprendi muita coisa aqui. Os alunos explicam muito bem. Estou ficando encantada com alguns cursos que eu nem sabia que existiam, como Geologia, Geofísica, Farmácia e Engenharia de Pesca".

Abertura - A abertura oficial do Salão de Orientação Profissional da Ufopa contou com a participação do Coral da Ufopa que, sob a regência do maestro João Carlos, apresentou três canções regionais - "Um poema de amor" e "Canção da Vera Paz", de Wilson Fonseca; e "Uirapuru", de Waldemar Henrique - e duas natalinas - "Boas Festas" e "Canção de Natal". Criado em agosto deste ano, o Coral da Ufopa é formado por servidores da instituição e conta com a parceria do Instituto Wilson Fonseca e do Grupo de Regentes do Teatro da Paz de Belém.

Já a mesa de abertura contou com a presença do pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Thiago Almeida Vieira, que representou a Reitoria; da pró-reitora de Gestão Estudantil (Proges), Edna Marzzitelli Pereira; do pró-reitor de Ensino de Graduação (Proen) em exercício, Edson de Sousa Almeida; e da diretora de Ensino, Poliana Fernandes Sena e Sousa, responsável pela organização do evento.

"Esse evento é muito importante para os alunos saberem o que a Universidade tem de cursos. Quando o estudante conhece as opções de cursos, ele já pode escolher agora aquele com o qual ele mais se identifica. Os acadêmicos e professores da Ufopa, que estão participando do Salão, vão mostrar como é o dia a dia, quais são as competências profissionais de cada curso", explica Thiago Vieira.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

19/12/2017