Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Dezembro Semana cultural “Santarém Cena – 2ª Representação” apresenta cinco espetáculos teatrais

Gratuito, o evento será realizado de 7 a 10 de dezembro com peças e atividades formativas

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, realiza no período de 7 a 10 de dezembro de 2017 a semana cultural “Santarém Cena – 2ª Representação”, com apresentação de espetáculos teatrais e atividades formativas gratuitas. O objetivo é levar o teatro e outras artes relacionadas à comunidade, e oferecer cultura e entretenimento visando à formação de plateia no município de Santarém.

Aberto ao público, o evento contará com a participação do Teatro Imaginário Maracangalha, de Campo Grande (MS), que fará a exibição dos espetáculos “Tekoha: Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno” e “Areôtorare”. O grupo convidado também ministrará atividades formativas denominadas “Teatro de Rua, Diálogos e Protagonismo”, voltadas especificamente para os artistas e fazedores de teatro de Santarém, bem como outros artistas interessados. Já o grupo de teatro Iurupari da Ufopa encenará as peças “Isto é um homem” e “Auto da Nascença”.

Gratuita, a programação ocorrerá nos seguintes locais: Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon da Ufopa; Praça São Sebastião de Santarém (Praça do Barão); Orla de Santarém; e Praça da Vila Balneária de Alter do Chão (Praça Sete de Setembro).

Confira aqui a programação completa.

2ª Representação A proposta da organização do evento é realizar um ciclo anual de apresentações de peças teatrais e outras atividades culturais, produzidas para o público infantil ou adulto, buscando novas formas de estímulo aos grupos locais e de outras regiões do Pará, bem como de outros estados e regiões do país. A iniciativa pretende valorizar o teatro enquanto recurso de lazer, cultura e conscientização dos problemas sociais que afligem a sociedade brasileira.

A semana cultural “Santarém Cena – 2ª Representação” tem o apoio do Instituto de Ciências da Educação (Iced), da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Santarém, do Conselho Comunitário de Alter do Chão e da padaria Massabor. O evento contará ainda com debates sobre os espetáculos, propiciando ao público presente um bate-papo após cada apresentação, a fim de elucidar aspectos técnicos e formativos do trabalho apresentado e acrescentar elementos teóricos e metodológicos aos grupos participantes do evento. Para que ocorra a diálogo entre os artistas e a plateia, a condução dos debates ficará sob a incumbência do organizador do evento, Leandro Pansonato Cazula, professor da Ufopa e coordenador do Projeto Iurupari.

Mais informações: (93) 99130-6555; iurupari@gmail.com; http://iurupari.blogspot.com.br/; https://www.facebook.com/iurupari

Serviço: Semana Cultural: “Santarém Cena – 2ª Representação”

• Período: 7 a 10 de dezembro de 2017.
  • Locais: Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus de Santarém.
    Praça São Sebastião de Santarém (Praça do Barão)
    Orla de Santarém – Av. Tapajós
  • Praça da Vila Balneária de Alter do Chão (Praça Sete de Setembro)

7/12/2017 – Quinta-feira