Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Dezembro Ufopa celebra entrega de diplomas de pós-graduação

Ufopa celebra entrega de diplomas de pós-graduação

Da esquerda para a direita: Lenise Silva, Raimunda Monteiro, Sérgio Melo e Rodrigo Silva.

No dia 30 de novembro, em uma cerimônia realizada no auditório da Unidade Proppit, foram entregues os diplomas dos mestres e doutores formados pelos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Estiveram na condução da cerimônia a reitora, Prof. Dra. Raimunda Monteiro; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Sérgio Melo; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos, Profa. Dra. Lenise Silva; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Prof. Dr. Rodrigo da Silva.

Os cursos de pós-graduação que formaram novos pesquisadores na região foram: Mestrado em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA), Mestrado em Educação (PPGE), Mestrado em Biociências (PPGBIO), Mestrado em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPGRACAM), Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (Profletras) e Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSN).

No seu pronunciamento, a reitora Raimunda Monteiro declarou a importância de a Universidade formar pesquisadores para o desenvolvimento da região, com a possibilidade de dialogar com as comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, de forma que o conhecimento formal possa se estreitar cada vez mais com os conhecimentos das comunidades tradicionais. Afirmou também que alguns dos novos mestres e doutores, agora formados, já fazem parte do quadro de docentes e de técnicos administrativos em educação na Ufopa, o que proporciona um favorecimento para a Universidade na questão de qualificação dos seus servidores.

Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA)/Campus Santarém em 2003, a técnica Alessandra Lima Aguiar agora é, também, mestra em Educação por esta instituição e declarou: "No final de 2014, participei da segunda seleção do PPGE e, graças a Deus, passei para segunda turma do mestrado em Educação. A Ufopa, além de realizar os meus sonhos de graduação e pós-graduação, hoje como servidora, ressalto o incentivo que sempre tive dos meus colegas de setor onde trabalho, como também dos professores que estiveram próximos a mim durante esse período. Em especial, cito a professora Raimunda Monteiro, que sempre perguntava sobre o andamento das atividades do mestrado e quando seria a defesa. Era um incentivo a mais saber que professores da Universidade torcem para que nós técnicos também cresçamos profissionalmente. O resultado já está vindo, convites para lecionar em turmas de graduação já foram feitos, por exemplo, ministrar disciplinas no Parfor. Só agradeço a Deus e à Ufopa por realizar sonhos como estes. E que venha o doutorado agora!".

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Sérgio Melo, reforçou o significado particular do evento, ressaltando a importância desse momento para a instituição, por formar novos pesquisadores para a região, além de informar que o projeto do doutorado em Educação da Universidade já está em análise na Capes e, se aprovado, a primeira turma se iniciará no primeiro semestre de 2019.

Mestres e doutores formados pela Ufopa

Mestres e doutores formados pela Ufopa com suas famílias e amigos

1/12/2017