Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Junho Inep divulga edital do Enade 2017

Inep divulga edital do Enade 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou na última segunda-feira, 19, o edital que trata das diretrizes, procedimentos e prazos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova será aplicada no dia 26 de novembro de 2017, com abertura dos portões às 12h (horário de Brasília), em todos os estados brasileiros, a discentes que têm expectativa de concluir a graduação até julho de 2018.

Na Ufopa, serão avaliados dezessete cursos: Engenharia Florestal, Engenharia Física, Engenharia de Controle de Automação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Pesca, Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Licenciatura em Letras – Português e Inglês, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia.

Na próxima quarta-feira, 28, às 8h30, a Procuradoria Educacional Institucional da Ufopa e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) irão reunir-se com os coordenadores dos cursos avaliados no Laboratório de Informática da Unidade Rondon para explicar os procedimentos de inscrição. Os coordenadores são os responsáveis pela primeira etapa de inscrição de ingressantes e concluintes, que deve ocorrer até o dia 11 de agosto.

Depois os estudantes deverão informar, através do site do Inep, dados pessoais e necessidade de atendimento direcionado a gestantes, lactantes, idosos, pessoas com deficiência ou com alguma outra condição específica. O período para cadastro será de 14 de agosto a 26 de novembro e de solicitação de atendimento especializado e específico, até 3 de setembro.

Serão inscritos no Enade 2017 apenas ingressantes e concluintes dos cursos de bacharelado e licenciatura. Os ingressantes são aqueles devidamente matriculados, que iniciaram o curso em 2017 e têm de zero a 25% de carga horária mínima curricular cumprida até o final das inscrições do exame. Já os concluintes são aqueles com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima curricular até o final das inscrições.

Prova – O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às suas habilidades e competências e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e de outras áreas do conhecimento. A prova traz questões discursivas e de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e específicos do curso. É um componente curricular obrigatório, cuja situação de regularidade fica registrada no histórico escolar do aluno.

Consulte o edital e outras publicações na página http://www.ufopa.edu.br/academico/enade.

22/6/2017. Atualizado em 30/6/2017.