Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Junho Reitor da UFRJ profere Aula Magna para calouros 2017

Reitor da UFRJ profere Aula Magna para calouros 2017

Leher falou sobre os desafios das universidades públicas. Foto: Carlos Bandeira Jr.

“No contexto em que estamos, um contexto muito nublado, turvo, o conhecimento ilumina” - afirmou o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, que falou sobre o tema "Desafios da Educação Superior no Século XXI”, ao proferir a Aula Magna da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) na noite de ontem, 1º de junho.

No auditório cheio da Unidade Tapajós, estudantes novos e veteranos, professores e técnicos ouviram sobre a importância da universidade pública para buscar soluções aos desafios enfrentados na nossa sociedade. “Nós desejamos que a trajetória de vocês seja de grande aprendizado e de cidadania para que vocês possam ser bons profissionais, mas também influenciadores sociais para as melhorias que a nossa região, o nosso país e o mundo precisam neste momento”, destacou a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, nas boas-vindas aos ingressantes de 2017.

O contexto de que se falou afeta diretamente as instituições públicas e a qualidade de ensino superior no país. Leher foi enfático ao dizer que as universidades públicas, após um bem sucedido projeto de alteração das formas de ingresso e de expansão geográfica no país, estão estagnando-se com a mudança de prioridades na educação, com programas de ensino técnico e financiamento de estudos em faculdades privadas.

Aliado a isso, destacou três reformas que precisam ser acompanhadas atentamente pelos produtores de conhecimento: as alterações da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, a reforma trabalhista e a reforma previdenciária. “A Universidade tem que nos ajudar a pensar nesses grandes problemas que vivemos”, afirmou.

“O nosso compromisso não é apenas formar enfermeiro, professor, biólogo, químico. Nós temos a responsabilidade de formar profissionais com uma ética pública, com o compromisso com o povo, com o bem comum”, declarou o palestrante. Para ele, a universidade pública é a única instituição capaz de projetar cenários, pois ela não está vinculada a grupos econômicos, correntes religiosas ou políticas.

Leher encerrou a aula com um recado inspirador aos ingressantes: “Façam dessa experiência, uma experiência radical, arrebatadora, integral, vigorosa, militante. Nos laboratórios, na sala de aula e nas ruas. Em defesa dos direitos sociais, dos povos e da educação pública em nosso país”.

Apresentações culturais – Os calouros também puderam conferir apresentações culturais durante a programação de recepção. O grupo de teatro Iurupari abriu o evento com a peça “Divino Pão do Povo”, com os atores Amauri Caldeira e Jéssica Miranda e direção de Leandro Cazula. Após a Aula Magna, foi a vez do professor e músico Celson Lima e da banda Argilas Selvagens animarem o público.

Veja as fotos da Aula Magna 2017 no Flickr.

Luena Barros - Comunicação/Ufopa

2/6/2017