Ufopa terá 17 cursos de graduação avaliados pelo Enade 2017
A Ufopa já começa a se preparar para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017. A portaria normativa MEC nº 8, que regulamenta o exame, foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 27 de abril. Este ano, o Enade será aplicado no dia 26 de novembro, com início às 13h30, horário oficial de Brasília.
De acordo com a portaria, serão 17 os cursos de graduação da Ufopa avaliados no Enade 2017, sendo um do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), três do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), três do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e oito do Instituto de Ciências da Educação (Iced). Abaixo, a relação dos bacharelados e licenciaturas a ser avaliados:
Ibef:
- Bacharelado em Engenharia Florestal
IEG:
- Bacharelado em Engenharia Física
- Bacharelado em Engenharia de Controle de Automação
- Bacharelado em Ciência da Computação
- Bacharelado em Sistemas de Informação
ICTA:
- Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
- Bacharelado em Engenharia de Pesca
- Bacharelado em Ciências Biológicas
Iced:
- Bacharelado em Geografia
- Licenciatura em Geografia
- Licenciatura em História
- Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa
- Licenciatura em Letras - Português e Inglês
- Licenciatura em Pedagogia
- Licenciatura em Matemática
- Licenciatura em Física
- Licenciatura em Ciências Biológicas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda publicará o edital do Enade 2017, estabelecendo os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do exame. Após a publicação, a Procuradoria Educacional Institucional da Ufopa, em parceira com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), reunirá os coordenadores dos cursos que serão avaliados para tratar dos procedimentos relacionados ao enquadramento dos cursos e à inscrição dos discentes. “Estamos aguardando o edital para saber exatamente quais alunos deverão fazer a prova. Após a inscrição, nos reuniremos com os estudantes para tratar da importância da participação no exame, já que é um componente curricular obrigatório e a situação do aluno constará em seu histórico escolar, além de ser um indicador de qualidade da educação superior”, enfatiza o procurador Educacional Institucional da Ufopa, Edson Almeida.
Sobre o Enade - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
Objetivos - O principal objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
O Sinaes é composto pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional, que, junto com o Enade, formam o tripé que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.
Renata Dantas - Comunicação/Ufopa
8/5/2017. Atualizado em 30/6/2017