Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Março PSEI 2017 oferta 54 vagas para candidatos indígenas

PSEI 2017 oferta 54 vagas para candidatos indígenas

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) acaba de lançar o edital do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) 2017, destinado à seleção específica de candidatos indígenas da região do Oeste do Pará para ingresso nos cursos de graduação da Ufopa.

Este ano serão ofertadas através do PSEI 54 vagas para os Bacharelados Interdisciplinares (BI), Bacharelados Profissionais (BP) ou Licenciaturas. Podem concorrer às vagas candidatos indígenas das três regiões etnoculturais de abrangência da Ufopa, que são o Alto e Médio Tapajós, o Baixo Tapajós e a Calha Norte.

Inscrições – São gratuitas e serão admitidas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/psei2017. Os candidatos poderão se inscrever a partir das 12h do dia 13 de fevereiro até as 23h59m do dia 1º de março de 2017. No ato da inscrição, o candidato poderá indicar até três opções de cursos.

Processo Seletivo – A seleção do PSEI 2017 será realizada em duas etapas: uma prova de redação em Língua Portuguesa e entrevista, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A prova de redação será aplicada no dia 19 de março de 2017, nas cidades de Jacareacanga, Oriximiná e Santarém, com início às 8h e término às 12h.

Os candidatos deverão comparecer à prova munidos do cartão de confirmação de inscrição e documento original de identidade. Os cartões estarão disponíveis no site da Ufopa para impressão a partir do dia 10 de março.

Homologações das inscrições – No período de 2 a 10 de março, os candidatos que se inscreveram devem apresentar-se pessoalmente para homologar suas inscrições, munidos da documentação exigida. Eles poderão ser representados por terceiros, desde que designados por uma procuração simples. A lista das inscrições homologadas deve ser divulgada no dia 3 de março, na página www.ufopa.edu.br/academico/processo-seletivo-especial.

Os documentos exigidos para homologação das inscrições são:

a) Comprovante de inscrição;

b) Cédula de identidade ou documento oficial de identificação;

c) Declaração de conclusão do Ensino Médio ou declaração de que está concluindo o 3º ano do Ensino Médio, emitida por instituição de ensino reconhecida e devidamente assinada;

d) Declaração de Autorreconhecimento assinada pelo candidato, conforme modelo apresentado no edital;

e) Declaração de Pertencimento, de acordo com um dos modelos apresentados no edital, em consonância com o previsto na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho, ratificada pelo Estado brasileiro, emitida e assinada por:

• Tipo 1: três lideranças indígenas locais; OU
  • Tipo 2: duas lideranças indígenas locais e uma entidade representativa; OU
  • Tipo 3: assinatura de uma liderança indígena local, de uma entidade representativa e um representante da Funai local; OU
  • Tipo 4: ata de reunião da comunidade assinada pelas lideranças locais e membros participantes.

Os documentos deverão ser entregues das 8h às 12h ou das 14h às 18h em um dos endereços abaixo:

a) Itaituba: Campus da Ufopa em Itaituba, localizado na Escola Municipal Castelo Branco, Passagem Cláudio Couto, s/n, Bairro São José, CEP 68180-160;

b) Jacareacanga: Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto (SEMECD), localizada à Avenida Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, s/n, Bairro Santíssimo, CEP 68195-000;

c) Oriximiná: Campus da Ufopa em Oriximiná, localizado à Rodovia PA-254, n. 257, Bairro Santíssimo, CEP 68270-000;

d) Santarém: Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) - Unidade Amazônia. Avenida Mendonça Furtado, n. 2946, sala nº 105 - térreo, Bairro Fátima, CEP 68040-070.

Confira o edital do PSEI 2017.

Acompanhe as publicações do PSEI 2017 na página: www.ufopa.edu.br/academico/processo-seletivo-especial.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

13/2/2017