Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Abertas inscrições para oficinas de video mapping do Festival Amazônia Mapping em Santarém

Abertas inscrições para oficinas de video mapping do Festival Amazônia Mapping em Santarém

Realizado em Belém por duas edições, o Festival Amazônia Mapping (FAM) chega este ano a Santarém com o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A arte e a tecnologia prometem reinventar a orla de Santarém com grandes imagens em movimento, repletas de som e cor. O FAM 2017 propõe uma experiência inédita na região do Tapajós, com a ocupação da fachada do Solar do Barão de Santarém, na praça do Pescador, com obras audiovisuais dos artistas convidados. A programação, que ocorrerá no dia 1º de dezembro a partir das 19h, é gratuita e vai contar com apresentações musicais.

Além das projeções realizadas no prédio histórico da cidade, o público interessado em conhecer as noções básicas e os princípios do video mapping terá a oportunidade de participar de duas oficinais que serão promovidas de 28 a 30 de novembro na Unidade Rondon da Ufopa.

Oficinas: Na primeira oficina, os participantes conhecerão projetos utilizando a técnica do video mapping, o processo de produção de conteúdo, princípios técnicos e práticos de mapeamento utilizando softwares específicos. O artista convidado para promover esse evento é o catarinense Leandro Mendes, o VJ Vigas, um dos maiores nomes do video mapping do País, que já realizou projeções na igreja de Santo Alexandre, em Belém, na primeira edição do FAM, em 2013. Vigas desenvolve o projeto “Organismos Públicos”, que mapeia prédios seculares de cidades do Brasil e “ocupa” as fachadas com projeções criadas a partir da história de cada local e de elementos simbólicos que dizem respeito à identidade cultural daquele espaço.

A segunda oficina será destinada às pessoas interessadas em desenvolver videoprojeções interativas para espetáculos musicais. O facilitador será o artista visual e DJ paraense Luan Rodrigues, que trabalha com elementos coletados em vivências junto às etnias indígenas da região Amazônica. São grafismos, imagens e sons da cultura da floresta que se encontram com batidas eletrônicas.

Inscrições: Serão ofertadas 20 vagas para cada oficina, promovidas com o apoio da Diretoria de Cultura da Ufopa. Gratuitas, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site http://www.amazoniamapping.com. Os eventos são abertos à comunidade em geral e ocorrerão no Laboratório de Informática 3 da unidade Rondon, em horários distintos.

Sobre o Festival: Vanguarda na região Norte do Brasil, o Festival Amazônia Mapping (FAM) coloca a Amazônia na rota do vídeo mapping mundial e é o primeiro festival denominadamente de projeção mapeada do Brasil. A edição 2017 do FAM conta com o patrocínio da Vivo, via Lei de Incentivo à Cultura Semear.

Mais informações: http://www.amazoniamapping.com.

Comunicação/Ufopa

16/11/2017