Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Semana da Consciência Negra da Ufopa começa nesta segunda-feira, 20

Semana da Consciência Negra da Ufopa começa nesta segunda-feira, 20

Começa nesta segunda-feira, 20 de novembro, em Santarém (PA) a VI Semana da Consciência Negra da Ufopa, que discutirá o tema “Manifestações do racismo e do antirracismo em um momento de retrocesso de direitos”. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento contará com mesas-redondas, oficinas, minicursos e cinedebate, que abordarão temas como a titulação de terras quilombolas, a saúde da população negra, racismo institucional, entre outros.

O evento começa a partir das 14h30, no auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, com mesa de abertura e palestra sobre o tema do evento, com a participação do professor Luiz Fernando de França, do Instituto de Ciências da Educação (Iced); e do doutorando Anderson Lucas Pereira, discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ). O evento prossegue à noite, a partir das 18h30, com mesa-redonda sobre racismo Institucional.

Na terça-feira, dia 21, serão realizadas duas mesas-redondas: "Saúde da população negra como forma de resistência", a partir das 8h30; e "Titulação de terras quilombolas e a violência no campo", a partir das 14h30. Às 19 horas, haverá roda de conversa intitulada "A arte como instrumento de combate ao racismo".

Confira aqui a programação completa.

Promovido pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) e pela Diretoria de Ações Afirmativas, em parceria com o Coletivo de Estudantes Quilombolas (CEQ) da Ufopa e o Movimento de Negros e Negras de Santarém, o evento visa a propiciar uma reflexão sobre o racismo em suas múltiplas vertentes, além das mais diversas formas de discriminação, prevenindo que sejam perpetrados dentro ou fora do ambiente acadêmico.

Mais informações na Diretoria de Ações Afirmativas, situada no andar térreo da Unidade Amazônia; pelo telefone (93) 2101-6530; ou com a coordenação do CEQ, pelo telefone (93) 99150-0320.

Serviço: VI Semana da Consciência Negra da Ufopa

• Data: 20 a 22 de novembro de 2017