Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Seminário discutirá direitos e qualidade da infância

Seminário discutirá direitos e qualidade da infância

Discutir os direitos infantis e a qualidade do viver a infância. Este é o objetivo principal do seminário "Brincar, Aprender, Viver: Infâncias e Crianças no Século XXI", promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (Gepei) e pelo Grupo de Estudo, Leitura e Intervenção em Literatura Infantojuvenil na Escola (Lelit), ambos da Ufopa. O evento, que reunirá profissionais, estudantes e pesquisadores da primeira etapa da Educação Básica, será realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2017, no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), situado na Rua Coaracy Nunes, nº 3315, no bairro Caranazal.

Composto por palestras, o evento discutirá os desafios relacionados aos direitos fundamentais das crianças de até seis anos de idade, especialmente no que se refere a uma educação infantil de qualidade, no sentido de compreender quem são esses sujeitos no século XXI. Além de refletir sobre o lugar que a criança ocupa na sociedade atual, suas principais características e direitos, o seminário visa a compreender os papeis da família, da escola e da comunidade no processo de humanização das crianças. Outra meta do evento é buscar reestruturar o Fórum de Educação Infantil da Região Oeste do Pará como um espaço de deliberação dos direitos infantis.

Programação - O evento começa na próxima segunda-feira, 4 de dezembro de 2017, a partir das 19 horas, com duas palestras: "Quem é a criança do século XXI, que brinca, aprende e vive?", a ser ministrada pela professora doutora Suely Amaral Mello, da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília); e "Qual o papel da escola diante dessa criança que brinca, aprende e vive?", com a professora doutora Michelle de Freitas Bissoli, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O evento prossegue na terça-feira, dia 5, a partir das 16 horas, com a palestra "Quais as repercussões de ações repressoras no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil?", com professora doutora Tânia Suely Azevedo Brasileiro, da Ufopa. A programação prossegue a partir das 19 horas, com a palestra "Quais são os direitos das crianças em casa e na escola?", com a juíza de direito titular da Vara da Infância e Juventude de Santarém, Josineide Gadelha Pamplona Medeiros; e a promotora Lilian Regina Furtado Braga, da 8ª Promotoria de Justiça de Santarém.

Confira aqui a programação completa.

Mais informações pelo telefone (93) 2101-3600 e pelo e-mail gepei2015@gmail.com.

Serviço: Seminário "Brincar, Aprender, Viver: Infâncias e Crianças no Século XXI"

• Data: 4, 5 e 6 de dezembro de 2017
  • Local: Auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), situado na Rua Coaracy Nunes, nº 3315, no bairro do Caranazal
  • Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (Gepei) e Grupo de Estudo, Leitura e Intervenção em Literatura Infantojuvenil na Escola (Lelit)