Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Ufopa e editora CRV convidam para lançamento de livro de professor do Iced

Ufopa e editora CRV convidam para lançamento de livro de professor do Iced

A Ufopa e a Editora CRV convidam a todos para a noite de autógrafos e o lançamento do livro Tempos de Revoltas no Brasil Oitocentista: ressignificação da Cabanagem no Baixo Tapajós (1831-1840), que acontecerá no dia 26 de novembro, às 19h, no Espaço Pérola, durante a XXI Feira Pan Amazônica do Livro e o X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas. O livro é fruto das pesquisas e estudos de quase uma década do historiador e professor Wilverson Rodrigo Silva de Melo, do Programa de Educação do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Tempos de Revolta no Brasil Oitocentista revisita a Amazônia insurgente da legendária Cabanagem. Ao fazê-lo, segue fecunda trilha aberta por uma renovada historiografia social sobre a revolta que tomou corpo desde os anos 1990 em diálogo com a Antropologia. Abre nela nova picada, reconstituindo como drama uma nova narrativa da guerra e de seus protagonistas. Ao fazer dialogar documentos de época e a memória coletiva ainda hoje presente no Baixo Tapajós, Wilverson Rodrigo Silva de Melo confronta o seu leitor com a força da resistência cabana na região, último baluarte dos revoltosos.

Originalmente dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal de Pernambuco, o trabalho vira livro com densidade teórica e força poética. Com diferentes atores sociais, a Cabanagem é camponesa, é indígena, é patriota. “Nacionalização” e “tribalização” são forças catalisadoras do movimento e chaves de leitura para a compreensão de sua capacidade de resistência. Os efeitos devastadores da guerra e do genocídio que produziu são percorridos junto com a memória histórica presente hoje na região. A construção de uma pós-memória da guerra na região de Cuipiranga ilumina e emociona. A metáfora da hidra de 7 cabeças para narrar a derrota final do movimento no Baixo Tapajós é precisa e rica de significados. A sétima cabeça continua viva, inclusive no livro que o leitor tem em mãos.

22/11/2017