Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Ufopa se consagra campeã nas nove modalidades do 17º Jogos Universitários de Santarém

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi a grande campeã da 17ª edição dos Jogos Universitários de Santarém, realizados no período de 15 a 19 e de 24 a 26 de novembro. Os jogos ocorreram nas dependências da Universidade Estadual do Pará (Uepa), no campo de futebol da Cosanpa e nas instalações da Ufopa. A iniciativa foi da União dos Estudantes de Santarém (UES) e contou com a participação de alunos de graduação e pós-graduação da Unama, Ufopa, Iespes, Uepa e Ulbra.

A Ufopa participou com uma delegação de 130 atletas e conseguiu inscrever equipes masculinas e femininas nas nove modalidades ofertadas no campeonato e conquistou o primeiro lugar em todas as nove: xadrez feminino e masculino; tênis de mesa masculino; futebol virtual feminino; futebol de campo feminino; vôlei de praia feminino; basquete masculino; vôlei de quadra feminino e masculino; handebol feminino e masculino e futsal feminino.

Ao final dos oito dias de disputa, a Ufopa foi a equipe que obteve a maior pontuação na contagem geral, pela terceira vez consecutiva, totalizando 277 pontos e consagrando-se a grande campeã. Somando os sete títulos conquistados pelo Campus da UFPA em Santarém, incorporados e reconhecidos pela UES, a Ufopa soma 10 campeonatos, sendo a maior vencedora do torneio.

Apoio - A Ufopa esteve presente no dia a dia do campeonato por meio da Coordenação de Esporte e Lazer, ligada à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges). À frente de uma equipe de profissionais, o servidor Jonnes Santos Farias Pedroso desempenhou um importante papel na condução dos trabalhos.

Devido a dificuldades com recursos, reflexo do contingenciamento do Governo Federal, ficou inviável destinar recursos financeiros a todas as necessidades de que os alunos precisariam para participar do evento. Por conta disso, os próprios atletas tiveram que manter as despesas com uniformes e locais de treinamento, além de terem recebido contribuição externa do valor da inscrição.

Mesmo assim, como forma de reconhecer a importância da competição para a Ufopa e para cada aluno, a Administração Superior apoiou os atletas com a cessão dos materiais e destinação de seus servidores.

Recursos - Os atletas da Ufopa são incentivados a participarem dos jogos por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o que gera inclusão social, além de contribuir na formação pedagógica de cada um.

Ao longo de 2017 os recursos financeiros adquiridos para o Esporte e Lazer contabilizam R$ 123.350,00 (auxílio financeiro), R$ 91.708,50 (serviços com pessoa jurídica), R$ 78.499,14 (material permanente), R$ 2.899,92 (passagens para servidor) e R$ 5.585,70 (diárias para servidor).

Histórico - Em 2016, a Ufopa também participou com uma delegação de aproximadamente 120 atletas e conseguiu inscrever equipes masculinas e femininas nas nove modalidades do evento: vôlei de areia, voleibol, futebol, futebol de salão, basquete, xadrez, tênis de mesa, natação e badminton.

A Universidade se sagrou campeã em quase todas as modalidades, ficando de fora apenas do futebol, basquete e do tênis de mesa masculinos. Os competidores se classificaram como primeiros colocados em todas as outras modalidades. Em muitas delas, ainda conquistou a segunda e terceira colocações.

JUPs - Em 2016, a Ufopa também participou pela primeira vez dos Jogos Universitários Paraenses (JUPs), realizados em julho, na capital do Estado. A Universidade, representada por 75 atletas, ficou em segundo lugar na classificação geral. Foi a primeira experiência. Da seletiva estadual, 11 atletas foram classificados para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados no início de novembro, em Cuiabá, Mato Grosso. Foram atletas de modalidades individuais.

Neste ano de 2017, 74 discentes da Ufopa estiveram nos Jogos Universitários Paraenses (JUPs), que ocorreram de 1º a 10 de julho em Belém. Apesar de a competição ter sido mais acirrada, com quase o dobro de universidades participando, a Ufopa conseguiu apresentar bons resultados.

Nas modalidades coletivas, as equipes obtiveram o 2º lugar no voleibol e no handebol masculino, 3º lugar no handebol feminino, 5º no futsal feminino e 10º no masculino. Nas modalidades individuais, foram três primeiros lugares: tênis de mesa feminino, badminton masculino e basquete 3X3 masculino. O xadrez feminino obteve o 3º lugar e foi classificado para os Jogos Universitários Brasileiros, junto com os vencedores das modalidades individuais. A Ufopa também competiu no tênis de mesa masculino, xadrez masculino e vôlei de praia feminino.

Ginásio – Os atletas e servidores envolvidos no evento sentem a necessidade de a Ufopa ter seu próprio ginásio, uma vez que a cada ano as competições têm elevado o número de adesão. Como forma de reconhecimento sobre a importância do envolvimento dos discentes em atividades de esporte e lazer, a Reitoria da Ufopa não mediu esforços para captar R$ 1,5 milhão em recursos, por meio de uma emenda parlamentar, para a construção de um ginásio poliesportivo, que servirá de sede para diversos eventos na área.

A Administração Superior agora depende da liberação de um terreno do 8º Batalhão de Engenharia da Construção (BEC), localizada na Avenida Turiano Meira, para dar início ao processo de construção do espaço. A doação do terreno está em fase de análise para que haja a concretização do repasse à Ufopa.

28/11/2017