Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Ufopa se oficializa como universidade multicampi

Ufopa se oficializa como universidade multicampi

Fotos: Albanira Coelho

Durante solenidades foram assinados termos de cooperação com prefeituras

O início das atividades acadêmicas com os primeiros cursos regulares da Ufopa significa um marco histórico na região Oeste do Pará. Cada solenidade realizada nos seis municípios onde a Universidade tem campus ficou marcada, não apenas com um bolo simbólico dividido ao final de cada etapa, mas por histórias emocionantes, que envolvem a vida pessoal e profissional dos servidores que fizeram mudança de estado e alguns de cidade; de alunos que foram em busca do sonho de ter uma formação superior; de um diretor ou diretora de campus que mudou o foco dos seus objetivos para atender ao projeto; e da própria rotina das cidades que acolheram os recém-chegados.

A programação em Itaituba, realizada na quarta-feira, 22, encerrou um ciclo de atividades que também contemplou os municípios de Alenquer e Monte Alegre (13/11), Oriximiná (16/11), Óbidos (17/11) e Juruti (20/11). Todos receberam a visita da reitora, Raimunda Monteiro, que levou a mensagem de uma Ufopa agora consolidada como uma universidade multicampi.

Na oportunidade da abertura oficial das atividades acadêmicas, os discursos dos membros que compuseram as mesas eram unânimes no reconhecimento ao salto significativo que a instituição está dando no cumprimento do dever social. Levar a educação aos lugares mais distantes e implantar cursos ainda não ofertados na sede de Santarém sela o diferencial, num ato ousado que custou muito esforço da atual gestão.

O deputado estadual Airton Faleiro participou das atividades em Monte Alegre, Alenquer, Oriximiná e Óbidos. Ele falou da importância da consolidação da expansão da Ufopa para o Oeste do Pará e ressaltou que o ensino superior no Estado tem sido um ponto de grandes discussões na Assembleia Legislativa. A participação do parlamentar ocorreu em resposta ao convite enviado pela Ufopa às autoridades constituídas nos municípios, organizações populares e representantes políticos da região, como deputados estaduais e federais.

Os prefeitos de Óbidos (Francisco José Alfaia) e de Juruti (Henrique Costa) estiveram presentes nas solenidades. De Oriximiná e Itaituba, bem como de segmentos empresariais, movimentos de trabalhadores e organizações populares enviaram representantes às cerimônias.

A reitora Raimunda Monteiro, durante fala de encerramento da programação em Itaituba, lembrou do quanto a Ufopa vai ficar para a história com a vinda dos cursos para os municípios fora da sede. “A Ufopa agora é multicampi e intercultural, porque discutiu em Oriximiná, Itaituba e Jacareacanga o processo seletivo de 2018 para entrada de indígenas nos cursos dos campi. Temos pela primeira vez um representante caiapó, que participa com a gente deste debate do processo seletivo indígena na Ufopa. Temos, hoje, 23 povos representados na Universidade. Isso é uma riqueza incalculável”.

Em Itaituba a reitoria da Ufopa concluiu a maratona de oficialização dos oito novos cursos da Ufopa nos campi. “Serão 320 novos alunos na Universidade e cursos que não temos na sede. Todos os nossos campi serão centrais, porque estamos proporcionando às pessoas que estudem na região e depois permaneçam nela, já formados. Estamos implantando um marco que ficará para sempre na vida de muita gente e na história da região”, finalizou a reitora.

Termos de cooperação – Em Juruti e Óbidos, os prefeitos Henrique Costa e Francisco José Alfaia, respectivamente, junto com a reitora, Raimunda Monteiro, assinaram acordos com o objetivo de estabelecer programas de cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural entre a Universidade e as prefeituras. Devido a terem os prefeitos de Oriximiná e Itaituba enviado representantes, a assinatura dos termos com estas prefeituras ficou definida para nova oportunidade. Ainda em Juruti foi registrada a assinatura do termo de doação de um terreno da Alcoa para a Ufopa. A empresa foi representada por seu gerente de Recursos Humanos e Relações Institucionais, Rogério Ribas.

Cursos – No campus de Alenquer está sendo ofertado o bacharelado em Administração, com 40 vagas para o período noturno. Em Itaituba, o curso de Engenharia Civil em período integral, com 40 vagas. No campus de Juruti, serão dois bacharelados, em Agronomia e em Engenharia de Minas, ambos em período integral, com 40 vagas cada. Monte Alegre receberá o curso de Engenharia de Aquicultura, em período integral, com 40 vagas. Óbidos terá o curso de licenciatura em Pedagogia, com 40 vagas no horário vespertino. Em Oriximiná o curso é de Biologia da Conservação, com 40 vagas em período integral. Em todos os municípios os alunos já estão em sala de aula com a primeira disciplina, iniciada dia 13 de novembro.

Foto 1: Prefeito de Óbidos, Francisco José Alfaia, e reitora Raimunda Monteiro.

Foto 2: Gerente de Recursos Humanos e Relações Institucionais da Alcoa, Rogério Ribas, e reitora Raimunda Monteiro.

Confira aqui as fotos registradas durante os eventos nos municípios de Oriximiná, Óbidos, Juruti e Itaituba.

Albanira Coelho - Comunicação/Ufopa

24/11/2017