Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro VI Semana da Consciência Negra da Ufopa ocorrerá de 20 a 22 de novembro em Santarém

As inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, dia 17

A Ufopa realiza no período de 20 a 22 de novembro de 2017, no Campus de Santarém, a VI Semana da Consciência Negra, que discutirá o tema “Manifestações do racismo e do antirracismo em um momento de retrocesso de direitos”. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento contará com mesas-redondas, oficinas, minicursos e cinedebate.

Promovido pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) e pela Diretoria Ações Afirmativas, em parceria com o Coletivo de Estudantes Quilombolas (CEQ) da Ufopa e o Movimento de Negros e Negras de Santarém, o evento visa a propiciar uma reflexão sobre o racismo em suas múltiplas vertentes, além das mais diversas formas de discriminação, prevenindo que sejam perpetrados dentro ou fora do ambiente acadêmico. Dentre os temas que serão debatidos, destacam-se: a titulação de terras quilombolas e a violência no campo; a saúde da população negra como forma de resistência; a arte como instrumento de combate ao racismo, entre outros.

A Semana começa na próxima segunda-feira, 20, a partir das 14h30, no auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, com mesa de abertura e palestra sobre o tema do evento, com a participação do professor Luiz Fernando de França, do Instituto de Ciências da Educação (Iced); e do doutorando Anderson Lucas Pereira, discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ). O evento prossegue à noite, a partir das 18h30, com mesa-redonda sobre o tema "Racismo Institucional"

Confira aqui a programação completa do evento.

No valor de R$ 5,00 para estudantes e R$ 10,00 para profissionais, as inscrições serão realizada até sexta-feira, 17 de novembro, na sala 220 B do Coletivo de Estudantes Quilombolas (CEQ), situada no 2º andar da Unidade Amazônia, além de pontos de inscrição nas Unidades Rondon e Tapajós. Mais informações na Diretoria de Ações Afirmativas, situada no andar térreo da Unidade Amazônia; pelo telefone (93) 2101-6530; ou com a coordenação do CEQ, pelo telefone (93) 99150-0320.

14/11/2017