Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Outubro Abraço simbólico a prédio da Ufopa marca atos do Dia C da Ciência em Santarém

Abraço simbólico a prédio da Ufopa marca atos do Dia C da Ciência em Santarém

Abraço simbólico à Reitoria da Ufopa, 25/10/2017. Foto: Josemir Moreira.

A programação, que se estendeu à Orla da cidade, teve ainda mostra de vídeos, panfletagem e show cultural

Informações sobre as possibilidades no âmbito da tecnologia dentro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), repassadas pelo diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AIT), Marcelo Vasconcelos, abriram oficialmente as comemorações do Dia C da Ciência, 25 de outubro, Dia Nacional dedicado à pesquisa científica. Parte da programação iniciou-se na manhã desta quarta-feira, no auditório da Unidade Tapajós; a outra parte ocorreu no Centro da cidade de Santarém, com mostra de vídeos e show cultural.

Ainda na Unidade Tapajós, a Prof. Heloísa Nascimento (Isco) proferiu palestra com o título “Efeitos da exposição mercurial à saúde humana”, e o Prof. Kedson Neves (Ibef) falou sobre os desafios da sustentabilidade para a pecuária na Amazônia.

Em seguida foi a vez dos jovens que tiveram trabalhos premiados na VI Jornada Acadêmica da Ufopa. Entre eles, a estudante de ensino médio da escola Rio Tapajós, Naiara Gomes de Sá, de 16 anos. Ela apresentou projeto que trata da aplicação do desenho técnico na identificação de vestígios macrobotânicos nos registros arqueológicos. Confessadamente nervosa ao falar para a plateia lotada, a estudante saiu da curva formada pelos colegas, que em sua maioria optam por fazer cursos técnicos, e falou da sua experiência com a ciência. “A ciência não se resume a pesquisas em laboratório, mas simplesmente ao interesse por questões, questionamentos, perguntas, enfim pela curiosidade sobre um determinado tema. Essa experiência está sendo diferente e gratificante para mim”, conclui.

O diretor de Pesquisa, Prof. Humberto Minervino, fez questão de lembrar o abraço simbólico dado pelos alunos ao prédio da Reitoria da Ufopa como uma forma de solidariedade à Universidade. “Aqui é realizada uma grande variedade de pesquisas, nas mais diversas áreas, e que muitas vezes a sociedade não sabe. Com esta mobilização estamos tentando traduzir a linguagem daquilo que fazemos dentro do laboratório para levar até a população”.

No fim da tarde, na orla da cidade ocorreu a segunda etapa das comemorações. Foi apresentada uma mostra de vídeos científicos elaborada por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, participou das comemorações do Dia C e falou da importância deste dia. “Pesquisa está na base de tudo o que vivemos e fazemos. Se chegamos a ser uma potência mundial na produção de alimentos foi graças a investimentos de pesquisas que o nosso país fez. Estamos hoje em posição de destaque na área da medicina, aeronáutica, várias áreas industriais, graças aos investimentos que foram feitos em ciência até o presente. Esse progresso científico e tecnológico do Brasil está ameaçado, com o orçamento reduzido a partir da emenda constitucional n° 95. Então esta mobilização é para sensibilizar o Congresso Nacional e mostrar para eles que nós não queremos retrocesso. Queremos continuar avançando na produção de conhecimento com soberania”.

A banda Argilas Selvagens, formada por alunos do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), fez uma apresentação ao ar livre. Houve também distribuição de panfletos, nos quais estavam listadas diversas pesquisas realizadas no âmbito da universidade, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Dia 25 de Outubro - O Dia C da Ciência é uma mobilização nacional com o objetivo de realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas desenvolvidas por instituições de ciência, tecnologia e inovação e como são capazes de influenciar o cotidiano de todo cidadão. A data foi instituída por iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), para levar até aos cidadãos a relevância da pesquisa científica. O dia 25 de outubro foi instituído o Dia C da Ciência, com o objetivo de mostrar aos cidadãos a importância das pesquisas científicas no cotidiano.

Confira aqui mais fotos do Dia C da Ciência na Ufopa.

Lenne Santos – Comunicação/Ufopa

Fotos: Josemir Moreira