Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Outubro MEC publica portarias de reconhecimento de mais quatro cursos da Ufopa

MEC publica portarias de reconhecimento de mais quatro cursos da Ufopa

O Ministério da Educação publicou ontem, 26, no Diário Oficial da União portarias de reconhecimento de quatro cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará.

A portaria nº 1.109/2017-MEC reconhece o curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, com 50 vagas; a portaria nº 1.111/2017-MEC aponta o reconhecimento do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra, 50 vagas; e a portaria nº 1.113/2017-MEC reconhece os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, com 35 vagas, e de Bacharelado em Geologia, 40 vagas.

“O reconhecimento dos cursos dá a validade nacional para os respectivos diplomas”, disse o procurador institucional da Ufopa junto ao MEC, Edson Almeida. Ele informou que, dos 38 cursos ofertados na sede da Ufopa, em Santarém, 35 já estão reconhecidos pelo Ministério da Educação, um aguarda publicação de portaria e dois aguardam visita in loco para fins de reconhecimento (BI em Saúde e Licenciatura em História).

A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, ressaltou que a universidade está colhendo frutos de um planejamento feito dentro do compromisso de uma gestão participativa com excelência. São frutos importantes relacionados à qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. De acordo com a reitora, o reconhecimento dos cursos com a publicação das portarias “significa muita organização interna da universidade, desde as coordenações dos cursos em cada unidade acadêmica até a Administração Superior, com o trabalho diligente da Procuradoria Institucional e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para que os cursos atendam aos requisitos exigidos”.

Raimunda Monteiro destacou que isso representa segurança aos egressos da Ufopa, considerando que eles terão os seus diplomas com os cursos avaliados. A grande maioria dos cursos, 25, recebeu conceito 4 do Ministério da Educação e 10 tiveram conceito 3. “A própria universidade foi avaliada com conceito 4, quando o máximo é 5. Significa que, além de sair com um diploma reconhecido, o aluno da Ufopa sai hoje com uma formação bem conceituada para o Brasil inteiro”, finalizou.

Rosa Rodrigues - Reitoria/Ufopa

27/10/2017