Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Outubro Ministério da Saúde realiza na Ufopa avaliação da primeira edição do EdPopSus em Santarém

Reunião de avaliação do EdPopSus. Foto: Josemir Moreira.

Destinado à qualificação de profissionais da área da saúde, programa do Ministério da Saúde contou com o apoio da Ufopa para capacitar 35 agentes de saúde e lideranças comunitárias da região

Representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Ufopa, entre outras entidades da área da saúde, participaram na última quinta-feira, 26 de outubro de de 2017, no Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, da avaliação da primeira edição do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, que promoveu a capacitação de 35 agentes de saúde e de endemias e lideranças comunitárias dos municípios de Santarém e Monte Alegre. O processo de avaliação termina nesta sexta-feira, 27 de outubro, com a apresentação na Casa da Cultura, pela manhã, dos resultados produzidos pelos educandos e educadores durante o curso.

Iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o curso integra o Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EdPopSus), destinado a promover a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso ofertado tem duração de quatro meses, totalizando 160 horas.

Em Santarém a capacitação, que ocorreu nos meses de abril, maio, junho e setembro deste ano, contou com o apoio e a infraestrutura da Ufopa, por meio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco). "Nessa avaliação já estamos pensando na perspectiva de no futuro lançar esse processo a outros municípios do Oeste do Pará", explica o diretor em exercício do Isco, Wilson Sabino, que também participou do projeto como educador. "Esse projeto busca fortalecer os agentes comunitários, no que diz respeito ao repensar de suas práticas no dia a dia, de que maneira isso pode ser melhorado e qualificado".

Para a representante do Ministério da Saúde, Maria da Glória Campus da Silva, do Departamento de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social (Dagep), vinculado à Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), o EdPopSus visa a promover a saúde a partir da valorização do agente comunitário de saúde e de vigilância de endemias, além de outras lideranças da comunidade. "O projeto possibilita a tomada de conhecimento das lideranças a respeito do processo metodológico de reflexão da construção do conhecimento a partir da realidade, respeitando os saberes locais e trazendo também as políticas de equidade em saúde para um novo olhar dentro do SUS".

Mais informações sobre o EdPopSus no sítio eletrônico http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

27/10/2017