Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Outubro Trabalho de professora da Ufopa é citado em matéria no jornal inglês The Guardian

No último dia 5, o jornal inglês The Guardian publicou matéria sobre os projetos hidroviários do Governo Federal para a bacia do Tapajós, destacando que a área prevista dá acesso a terras dos índios Munduruku.

O texto aponta os objetivos do governo na abertura de comércio, a expectativa de lideranças políticas quanto à industrialização e o desenvolvimento das cidades próximas, e a preocupação dos que veem no projeto uma grave ameaça aos habitantes nativos da região.

Para embasar a matéria, o jornal citou o trabalho da professora Bruna Cigaran da Rocha, doutora em Arqueologia pelo Institute of Archaeology - University College London (Inglaterra), do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará. Juntamente com o também professor Vinicius Honorato de Oliveira, também do curso de Arqueologia da Ufopa, Bruna Rocha desenvolve pesquisas em territórios tradicionalmente ocupados pelos Munduruku e pelos beiradeiros do médio e alto rio Tapajós desde 2010. Estas pesquisas têm focado em cerâmica e ferramentas de pedra, materiais oriundos de sítios contendo terra preta de índio do Holoceno tardio (nome dado à época que se iniciou há cerca de 11 mil anos e se estende até o presente). Uma das motivações do trabalho é explorar conexões entre o passado materializado em sítios e vestígios arqueológicos e povos indígenas e comunidades tradicionais atuais.

Na matéria, a professora destaca que há um choque de visões sobre a região onde se pretende construir barramentos hidrelétricos. Segundo ela, a região é vista apenas como fornecedora de matérias-primas pelos proponentes dos projetos hidrelétricos; no entanto, para quem vive nestes territórios, e conforme demonstram as pesquisas arqueológicas, o médio e alto Tapajós possuem história e cultura (conferir matéria completa:  https://www.theguardian.com/world/2017/oct/05/brazil-amazon-tapajos-hydrovia-scheme?CMP=share_btn_link).

Em maio deste ano, em outra matéria, o The Guardian noticiou a união de arqueólogos do Brasil contra a flexibilização do licenciamento ambiental e pela preservação das terras de antiga ocupação no país. Citou uma carta enviada pelos professores de Arqueologia da Ufopa, na qual eles enfatizavam que os estudos recorrem ao passado para a construção da identidade do país como uma nação plural. Ainda na carta, segundo os professores, essa identidade está em risco, sendo marginalizada pela imagem de um país branco e racista (https://www.theguardian.com/world/2017/may/10/brazil-archaeologists-ancient-lands-indigenous).

Rosa Rodrigues - Reitoria/Ufopa

19/10/2017