Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Outubro UBS Fluvial Abaré: reitora recebe diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde

Após reunião, João e Beto Salame conheceram o Abaré.

Nesta segunda-feira, 23, a reitora Raimunda Monteiro e o Prof. Wilson Sabino, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, reuniram-se com o prefeito Nélio Aguiar, o deputado federal Beto Salame e o diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, João Salame, com intuito de sensibilizar o Ministério da Saúde quanto à necessidade de repasse de recursos financeiros para o custeio da Unidade Básica Fluvial Abaré, de posse da Ufopa.

“O repasse do Ministério é importante para o custeio das viagens do Abaré, para que o barco-hospital possa viabilizar o atendimento das ações de saúde, feito pelas prefeituras nas comunidades ribeirinhas, bem como as viagens da própria Universidade em suas ações de extensão”, justificou a reitora.

Na reunião ocorreu durante a Oficina Estadual sobre o E-SUS e o terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que objetiva capacitar gestores para a qualificação da atenção básica em seus municípios, tendo em vista seis eixos: acesso, acolhimento, estrutura, gestão, processo de trabalho e resolutividade. O diretor João Salame informou a necessidade de cadastrar a UBS Fluvial Abaré nas Comissões de Intergestores Tripartites (CIT) e de Intergestores Bipartites (CIB). Após isso, o ministro deverá emitir portaria para que o Abaré receba até 90 mil reais mensais para custeio de ações de promoção à saúde, inclusive bucal.

“A UBS Abaré exige um custeio de no mínimo 50 mil reais mensais. Porém, nós identificamos que a unidade de saúde, apesar de estar na órbita do município de Santarém, não está cadastrada no Ministério da Saúde para receber os recursos de custeio mensal. Com esta visita, já orientamos para que a Universidade e a Prefeitura conheçam os procedimentos necessários para a aprovação junto ao Ministério da Saúde. Com este recurso, a Universidade poderá pagar a equipe de trabalho, os tripulantes, o combustível e pequenas manutenções”, informou João Salame.

Ainda de acordo com o diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, a previsão para a conclusão de todo o processo de cadastramento e repasse do recurso é até dezembro deste ano.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

25/10/2017