Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Outubro Ufopa entrega alimentos arrecadados durante Jornada Acadêmica

Ufopa entrega alimentos arrecadados durante Jornada Acadêmica

Foto: Rosa Rodrigues

Na sexta edição da Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará, realizada em setembro, foram arrecadados 888 quilos de alimentos não perecíveis a partir das inscrições dos minicursos do evento. Esses alimentos foram entregues na quinta-feira, 19, a instituições que desenvolvem projetos sociais em Santarém.

Entre os beneficiados está o Núcleo da Pastoral do Menor que funciona no bairro Mapiri. Criado há 17 anos, o núcleo atende a 200 crianças e adolescentes com ações educativas. A coordenadora do núcleo, Katriane Azevedo, disse que o grupo de voluntários e dos atendidos pela Pastoral do Menor no bairro recebe a doação da comunidade acadêmica da  Universidade com muita alegria. "Ações como essas fazem nosso trabalho continuar", destacou.

Também recebeu parte dos alimentos a Associação Irmã Dulce Casa Mãe Natureza, no bairro Santo André, que trabalha com aproximadamente 200 pessoas, entre adultos e crianças de famílias da área.

A Ufopa também entregou alimentos ao Centro Santa Izabel da Hungria, da Ordem Franciscana Secular, no bairro Jardim Santarém, onde está abrigado um grupo de 57 indígenas refugiados venezuelanos, adultos e crianças. O local foi cedido a partir de uma parceria motivada pela Diocese de Santarém para abrigá-los durante o mês de outubro.

A reitora da Ufopa, professora Raimunda Monteiro, acompanhou duas das entregas e disse que foi uma manifestação de solidariedade da comunidade acadêmica, alunos e professores. "Eu fiquei particularmente sensibilizada nas entregas, onde pudemos conhecer um pouco as experiências. Na Pastoral do Menor conhecemos o trabalho que é desenvolvido há 17 anos. Junto aos refugiados venezuelanos pudemos presenciar a situação de muitas necessidades que as famílias passam nesse momento e também o trabalho da Igreja Católica com o acolhimento", enfatizou Raimunda Monteiro.

Campanha de doações

A Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio da Diretoria de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil, continua a campanha de arrecadação de alimentos, roupas, fraldas descartáveis, produtos de limpeza e de higiene para os indígenas venezuelanos.

Confira aqui o local para entrega.

Rosa Rodrigues – Reitoria/Ufopa

23/10/2017