Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Outubro Ufopa inaugura reforma e ampliação do Laboratório de Arqueologia

Ufopa inaugura reforma e ampliação do Laboratório de Arqueologia

Foto: Rosa Rodrigues

Professores e alunos do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará receberam hoje as novas instalações do Laboratório Curt Nimuendaju, localizado na unidade Tapajós. A entrega foi realizada pela Reitoria da Ufopa na manhã de terça-feira, 24. Houve pronunciamentos, descerramento da placa inaugural, visitação dos novos espaços e um coquetel.

O trabalho de reforma e ampliação segue as orientações estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São três salas de reserva técnica para abrigar os mais diversos materiais arqueológicos, como fragmentos de vasos, ferramentas em rocha e vasilhames completos, além de vestígios orgânicos de osso e carvão. O espaço também conta agora com dois laboratórios de ensino; um externo, para atividades de experimentação ou de lavagem, e outro que poderá abrigar cerca de 30 alunos para práticas de ensino.

A coordenadora do Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendaju, professora Myrtle Shock, informou que este é o espaço em que todos os professores do curso desenvolvem suas pesquisas. Também é lugar das atividades dos acadêmicos em fase de trabalho de conclusão de curso (TCC) e dos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Ela destacou que as novas instalações vão permitir melhores condições para os trabalhos de pesquisa. Segundo a professora Myrtle, o laboratório “é extremamente importante para desenvolver mais pesquisa e ter também as reservas técnicas. São três salas para salvaguarda de material arqueológico do patrimônio da União”.

Para o coordenador do curso de Arqueologia, professor Raoni Valle, esses novos espaços do laboratório inauguram uma nova fase do curso, “atendendo a uma ampliação que se vem acompanhando, nos últimos anos, da demanda para pesquisa, para sala de aula e extensão. Todas as demandas para a graduação foram ampliadas com mais alunos, mais professores e mais pesquisas sendo feitas”. Atualmente, o curso de Arqueologia tem um quadro docente de 10 professores para atender a 97 acadêmicos.

A ordem de serviço que autorizou o início das obras de reforma e ampliação do Laboratório de Arqueologia foi assinada no mês de maio deste ano, juntamente com a autorização para outras obras de ampliação e melhorias em diversos espaços da Universidade em Santarém. Entre eles: Auditório Wilson Fonseca (Unidade Rondon), Laboratório de Sementes (Ibef) e espaços da Fazenda Experimental, já entregues à comunidade acadêmica.

A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, destacou o propósito da gestão da universidade “de priorizar as estruturas que são decisivas na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, considerando as exigências dos projetos pedagógicos dos cursos”. Arqueologia é um dos 27 cursos da Ufopa avaliados com o conceito 4, em uma escala que vai até 5. “O curso de Arqueologia é muito valorizado desde o início da universidade. Sempre foi visto como um projeto muito importante e isso se configurou nos investimentos iniciais e se consolida agora, nos preparando para os próximos anos”, reforçou ao finalizar, agradecendo todos os envolvidos no processo de reforma e ampliação do laboratório, especialmente os servidores da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), que foram incansáveis para entregar um espaço confortável e sempre primando pela qualidade dos serviços.

Rosa Rodrigues – Reitoria/Ufopa

24/10/2017