Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Outubro VI Fecima abre dia 26 em Óbidos

VI Fecima abre dia 26 em Óbidos

Nesta sexta edição, o Festival de Cultura Identidade e Memória Amazônida (Fecima) tem como tema “Amazônia: Efervescências Culturais”. O festival será realizado de 26 a 28 de outubro, na cidade de Óbidos (PA). O festival ocorre há seis anos e é promovido pelo Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia, do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa, em parceria com a Prefeitura do Município de Óbidos.

O evento contará com a presença de pesquisadores nacionais e locais que ajudarão os participantes no debate sobre o tema. “Serão três dias de programação de atividades culturais, promovendo expressões orais resultantes de pesquisa e extensão, saberes populares e empíricos, sarau literário, poesias e músicas, exposições artísticas, oficinas e minicursos, palestras, mesas-redondas, caminhada pelo centro histórico, expedição a serra da Escama, expedição com minicurso no estreito do rio Amazonas, e duas noites culturais, videoconferências internacionais, entre outras diversas atividades”, informou o coordenador do Fecima, Prof. Itamar Paulino (CFI).

No evento, será apresentada ao público a riqueza patrimonial histórica, cultural, memorial e natural da Amazônia. “O VI Fecima é lugar de incentivo ao gosto estético literário, apresentando diversos cenários da vida da floresta na sua relação com a fauna, a flora, o flúvio e o firmamento. O festival é estreitamento dos laços culturais, preservação da memória e expressão da identidade amazônida”, explica Paulino.

Nesta edição do VI Fecima será realizado também o II Feciminha, evento dedicado ao incentivo a atividades culturais com crianças e adolescentes do município de Óbidos, que ocorrerá no primeiro dia. Confira a programação completa e inscreva-se no VI Fecima na página www.fecima.comunidades.net.

Participações confirmadas dos professores doutores Edvaldo Bernardo e José Max (Ufopa), professora Maria Glória Magalhães (UnB), professor Walter Zadaric (Universidade de Nantes, França), do músico e poeta Eduardo Dias, do jornalista Ronaldo Brasiliense.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do evento

24/10/2017