Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Fevereiro Projeto Iurupari realiza nesta quarta-feira o espetáculo “Isto é um homem”

Projeto Iurupari realiza nesta quarta-feira o espetáculo “Isto é um homem”

Projeto Iurupari realiza nesta quarta-feira o espetáculo “Isto é um homem”

Foto: Divulgação/Iurupari

A apresentação terá início às 19h, no auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon

O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa – realiza na noite desta quarta-feira, 14 de fevereiro, a apresentação do espetáculo “Isto é um Homem”. A apresentação será no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon, com início previsto para as 19h. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

A apresentação é parte das atividades que compõem o conteúdo da disciplina “Teorias do Texto Dramático”, do curso de Letras da Ufopa, e complementa a mesa-redonda, já realizada, que abordou o tema "Teatro em Santarém: Cenas, Memórias e Contemporaneidade", ocorrida no último dia 7 de fevereiro.

O espetáculo é um experimento cênico que foi concebido pelos integrantes do “Núcleo de Jovens e Adultos” do ano de 2017, um dos núcleos formativos em teatro desenvolvido pelo Projeto Iurupari, em processo de concepção e exercício teatral. A apresentação desta quarta-feira ocorrerá em atendimento ao convite do Prof. Rainério dos Santos Lima, docente do curso de Letras da Ufopa.

Sinopse do espetáculo - Diante da sociedade vamos imaginar agora um homem. Vamos desprendê-lo de outras pessoas, e retirar-lhe tudo o que possui: será um homem vazio, reduzido ao sofrimento e à necessidade, vazio de dignidade e de juízo. Podemos concluir que este homem se perde a si mesmo?

Sobre a proposta cênica - O projeto iniciou as atividades de preparação e estudo da peça “Isto é um Homem”, de Ricardo Lima, em julho de 2017. O próprio título "Isto é um homem" demonstra uma constante reflexão do autor em relação ao que se pode considerar humano. Já o elenco discorre cenicamente as propostas do autor, de forma que se atenuam sensações e questionamentos diante do empoderamento do ‘homem’ sobre a sociedade. Há um possível medo diante das incertezas quanto à própria sobrevivência da humanidade, já que se apresentam várias formas de perdas de identidade, dignidade e, consequentemente, sua humanidade.

A direção do espetáculo é de Leandro Cazula. Com duração de 40 minutos, o elenco é composto pelos atores Alessandra Mota, Amaury Caldeira, Andreza Peixoto, Cleiton Bentes, Emmile Sampaio, Fiema Soares, Isabel Creão, Hérveli Soares, Jarkson Pompeu, Jéssica Miranda, Karina Rabelo, Kisse Leivas, Larissa Monteiro, Lucas Scoot, Luís Fernando, Mayara dos Santos, Raimundo Ferreira, Raysse Mel, Rosana Sawaki e Wendel Freitas. Já os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem tem a proposição do próprio grupo.

O Projeto Iurupari e a proposta do espetáculo "Isto é um Homem"  tem o apoio do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce).


Comunicação/Ufopa, com informações da direção do Iurupari

14/02/2018