Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Fevereiro Seminário Internacional na Ufopa debate dignidade humana e democracia

Seminário Internacional na Ufopa debate dignidade humana e democracia

Gratuito, evento contará com a participação do professor Stephan Kirste, da Universidade de Salzburgo (Áustria), um dos mais influentes pensadores do direito contemporâneo

Na próxima segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018, será realizado o I Seminário Internacional do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular "Najup Cabano", que discutirá a temática “Dignidade Humana e Democracia". Destinado à comunidade acadêmica da Ufopa, o evento ocorrerá a partir das 8 horas no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus de Santarém.

O seminário promoverá um debate atual sobre dignidade e democracia no âmbito da Teoria e da Filosofia do Direito no Brasil e no mundo, a partir de uma reflexão que considere as questões locais e regionais do Baixo Amazonas, em suas peculiaridades, visando à construção de uma agenda de defesa dos interesses da população local frente ao atual cenário de rupturas institucionais, violações do estado de direito e retrocessos sociais e jurídicos experimentado pelo Brasil.

O evento contará com a participação do professor Stephan Kirste, doutor pela Universidade de Friburgo, Alemanha, e docente da cadeira de Filosofia do Direito e Ciências Sociais na Universidade de Salzburgo, na Áustria. Considerado um dos mais influentes pensadores do direito contemporâneo, tendo sido eleito como conferencista do ano na Alemanha em 2017, Stephan Kirste foi eleito um dos dez mais influentes nomes vivos do mundo em 2013, pela Associação Brasileira de Filosofia e Sociologia do Direito (Abrafi).

Outro palestrante convidado será o professor Lucas Gontijo, doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e docente do Programa de Pós-Graduação em Direito Stricto Sensu da PUC Minas, sendo ainda coordenador de extensão da Faculdade Mineira de Direito. Gontijo também é professor titular de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito Milton Campos e consultor do Marzinetti, Mendonça, Bedetti Mayrink & Gontijo Sociedade de Advogados (MMG Advocacia).

No turno da tarde, o professor João Ricardo, da Ufopa, ministrará um minicurso sobre Assessoria Jurídica Popular, no Miniauditório H1, também situado na Unidade Rondon. De acordo com a organização do evento, haverá atribuição de carga horária para aqueles que participarem somente do evento, no dia 26 de fevereiro, ou para aqueles que participarem tanto do evento quanto dos encontros preparatórios.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas gratuitamente por meio de formulário na página abaixo:

Comunicação/Ufopa, com informações da organização do evento

20/02/2018