Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Fevereiro Ufopa lança material didático sobre arqueologia amazônica para escolas públicas da região

Ufopa lança material didático sobre arqueologia amazônica para escolas públicas da região

Ufopa lança material didático sobre arqueologia amazônica para escolas públicas da região

Profa. Myrtle apresenta o kit pedagógico produzido.

O programa de extensão "Arqueologia nas Escolas: Histórias da Amazônia" da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou em Santarém, na última sexta-feira, 26, livros impressos e kits pedagógicos produzidos em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi e destinados especialmente aos professores da rede pública de ensino em Monte Alegre e Santarém. No total, foram lançadas quatro publicações, produzidas em 2016 e divididas de acordo com a faixa etária dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio: Arqueologia e suas aplicações na Amazônia; Uma Santarém mais antiga sob o olhar da Arqueologia; Descobrindo a Arqueologia; e Guia Arqueológico do Parque Estadual de Monte Alegre. Gratuitos, os livros serão doados para as escolas dos municípios e também serão disponibilizados online.

Até o segundo semestre deste ano devemos publicar mais um livro, este dedicado aos alunos do Ensino Médio de Monte Alegre. A próxima etapa é promover cursos de capacitação nas escolas públicas. Já iniciamos esse trabalho em Monte Alegre e agora devemos iniciar em Santarém, tentando trabalhar com os professores como agentes multiplicadores para que eles utilizem o material. Montamos aulas e vamos ensinando o conteúdo dos livros. Nas publicações destinadas aos alunos do ensino médio, a gente colocou inclusive perguntas que já foram utilizadas no Enem, por exemplo, para estimular os professores e mostrar como o assunto vem sendo abordado. É interessante notar que, cada vez mais, caem perguntas sobre Arqueologia no Enem e muitos alunos não sabem responder porque não veem esse conteúdo no ensino fundamental nem no médio”, explica a coordenadora do programa, Profa. Dra. Anne Rapp Py-Daniel.

A arqueóloga acredita que a produção do material e os cursos de capacitação representam um retorno para a comunidade. “Há muito tempo os professores têm demandado esse tipo de material. Como pesquisadora que trabalha na Amazônia há algum tempo, fico feliz de mostrar um pouco do que a gente vem aprendendo dentro da academia para um público mais amplo, não ficando restrito à Universidade. É importante apresentarmos para o resto da população o que a gente está fazendo. Queremos mostrar que vários conteúdos normalmente não são bem abordados e agora temos a oportunidade de, através da Arqueologia, falar um pouco sobre eles de forma mais acessível, mais correta e com respeito”, avalia a docente do Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA) da Ufopa.

Os kits pedagógicos foram concebidos pelo professor Vinícius Honorato, também docente do PAA. A intenção é que eles fiquem disponíveis para empréstimo das escolas, permitindo que os alunos possam conhecer materiais arqueológicos de perto. “Os kits contém réplicas e peças arqueológicas de verdade. Esperamos, assim, conseguir aproximar as pessoas da arqueologia, porque elas poderão ver e tocar nas peças, poderão entender como o arqueólogo trabalha, partindo de pistas”, destaca a vice-coordenadora do programa Arqueologia nas Escolas, professora Myrtle Pearl Shock.

Além de Anne e Myrtle, os livros contam com a colaboração de outros autores: professores Claide Moraes e Lucybeth Arruda, ambos da Ufopa; professor Karl Arenz, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e as docentes Edith Pereira e Cristiana Barreto, vinculadas ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Fruto da parceria entre a Ufopa e o MPEG, o programa foi financiado com recursos do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext/Sesu/MEC) e surgiu da necessidade de fomentar pontes de diálogo com a História e a Antropologia no âmbito educacional. De caráter interdisciplinar, o projeto busca incluir graduandos de diferentes cursos em todas as suas etapas. O trabalho foi realizado através de consulta a professores e discentes de graduação durante encontros ocorridos em Santarém e Monte Alegre. A equipe também trabalhou com os condutores que guiam turistas no Parque Estadual de Monte Alegre. No âmbito da Ufopa, o programa conta com o apoio da Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce).



Equipe de professores e bolsistas do Programa Arqueologia nas Escolas

 

Profa. Anne exibe um dos livros lançados pelo programa

Renata Dantas - Procce/Ufopa

29/01/2018