Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Janeiro Cine Mais Cultura exibe documentário sobre patrimônio cultural das mulheres xavantes

Cine Mais Cultura exibe documentário sobre patrimônio cultural das mulheres xavantes

Cine Mais Cultura exibe documentário sobre patrimônio cultural das mulheres xavantes

Foto: Divulgação/Procce

Segredos da hora do parto, relação com os filhos, atividades diárias na aldeia. O universo feminino indígena é tema da próxima sessão do Cine Mais Cultura, que acontece na próxima segunda-feira, 15 de janeiro de 2018 com a exibição do documentário “Piõ Höimanazé – A mulher Xavante em sua arte”. A sessão é aberta ao público e inicia às 15h, na sala 308 da Ufopa/Unidade Amazônia. Os participantes receberão certificado com carga horária de 4 horas.

Para discutir a obra, o Cine terá a presença da professora Marília Fernanda Pereira Leite, do Ciclo Básico Indígena, e da acadêmica indígena Luanna Cardoso Oliveira.

Produzido em 2009, “Piõ Höimanazé – A mulher Xavante em sua arte” retrata o cotidiano das mulheres da aldeia xavante Etenhiritipa, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa, no Mato Grosso. Faz parte da série “Cinema nas aldeias Xavante: ver, ouvir e debater”, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Museu do Índio, que tem como objetivo divulgar o conhecimento e a cultura indígena. Outros dois documentários já foram exibidos pelo Cine Mais Cultura em 2017: “A’uwê Uptabi – O povo verdadeiro” e “Índio cidadão?”

Comunicação/Ufopa

10/1/2018