Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Janeiro Docentes da Ufopa visitam instalações da Alcoa em Juruti

Docentes da Ufopa visitam instalações da Alcoa em Juruti

Docentes da Ufopa visitam instalações da Alcoa em Juruti

Fotos: Divulgação/Campus Juruti

Um grupo de docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Campus de Juruti, visitou as instalações da Alcoa na última terça-feira, 31 de janeiro de 2018.

Os professores dos cursos de Engenharia de Minas e Agronomia viram de perto as operações de mineração no empreendimento, com uma visita ao porto, à área de beneficiamento e lavra, além e conhecerem o trabalho de reabilitação de áreas mineradas, por meio do sistema de nucleação. Os visitantes foram acompanhados por técnicos especialistas da empresa, esclarecendo dúvidas sobre as atividades em cada área visitada.

“Sair um pouco da sala de aula ou apenas do contato com livros para ver como tudo funciona na prática na Alcoa é muito interessante. São processos que completam a nossa formação, porque absorvemos um pouquinho da experiência de cada profissional das áreas que nos acompanharam durante a visita”, relata Alan Anderson de Arruda Tino, professor especialista em tratamento de minério, do curso de Engenharia de Minas da Ufopa.

Para a diretora do Campus, Profa. Shirlei Florenzano, no aspecto de recuperação de área minerada há grandes expectativas de projetos para o curso de Agronomia. Já as áreas de lavra de mina, prospecção e tratamento de minérios apontam horizontes de pesquisa para o curso de Engenharia de Minas. “Agradecemos a recepção da Alcoa, em especial ao setor de Relações Interinstitucionais, e acreditamos que as futuras parcerias irão gerar grandes benefícios à sociedade daquela região”.

A coordenadora do curso de Agronomia, professora Dayse Vieira, engenheira agrônoma com mestrado e doutorado na área de Genética e Biologia Molecular, disse que a visita à Alcoa foi de grande importância para todos os docentes da Ufopa, visto o significado da empresa na região. “Para os professores do curso de Agronomia, posso destacar a relevância de conhecer as áreas em recuperação vegetal, após a mineração, atrás do método de nucleação. Ademais, vale ressaltar que o contato direto com os especialistas das áreas na Alcoa estreita os laços para criarmos parcerias no desenvolvimento de projetos que objetivem melhorar o método já utilizado, bem como desenvolver outras metodologias em áreas ainda não exploradas”.

O coordenador do curso de Engenharia de Minas, Alan Tino, mestre em Engenharia Mineral, assegura que a implantação de um projeto de exploração de bauxita em Juruti foi um desafio proporcional ao tamanho da região amazônica. "Conhece-lo in loco e observar que todas as operações são executadas com eficiência mostrou que o curso de Engenharia de Minas tem um grande papel na formação de profissionais com qualidade para compor e gerenciar projetos dessa magnitude. Assim, os alunos do curso de Engenharia de Minas da Ufopa devem ser inseridos neste contexto, conscientes de que a exploração mineral caminha  junto com o desenvolvimento sócioambiental".


Comunicação/Ufopa, com informações da Ascom/Alcoa

7/2/2018