Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Janeiro Ufopa abre inscrições para especialização em Saúde da Família e Comunidade

Ufopa abre inscrições para especialização em Saúde da Família e Comunidade

Gratuitas, as inscrições serão realizadas até o dia 30 de janeiro nos campi da Ufopa

O Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa abriu processo seletivo para preenchimento das vagas da especialização em Saúde da Família e Comunidade, referente ao período letivo de 2018-2019. Gratuito, o curso visa a capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam, principalmente, com populações do campo, da floresta e ribeirinhas. As aulas terão início no mês de abril. Já as inscrições serão realizadas no período de 22 a 30 de janeiro, nos campi de Santarém (Unidade Amazônia), Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Itaituba, Monte Alegre e Juruti.

De acordo com o edital de seleção disponível no site da Ufopa, a instituição está ofertando 40 vagas para o público-alvo do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e para profissionais vinculados às secretarias municipais e estaduais de Saúde que exerçam atividades de assistência à saúde às famílias beneficiárias do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), nas unidades básicas de saúde vinculadas à Estratégia Saúde da Família, localizadas em assentamentos e comunidades ribeirinhas e de várzea.

Curso de pós-graduação lato sensu, com 18 meses de duração e carga horária total de 570 horas, a Especialização em Saúde da Família e Comunidade utiliza como metodologia a pedagogia da alternância, com atividades teóricas e práticas de ensino-aprendizagem que serão desenvolvidas nos centros de formação (70% da carga horária) e nas comunidades (30% da carga horária). Os alunos, exceto os profissionais efetivos vinculados ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), receberão auxílio mensal de R$ 250,00 para ajuda de custo e manutenção das atividades.

Seleção - O processo de seleção será composto por três etapas classificatórias e eliminatórias: Avaliação de Títulos e Carta de Intenção (1ª etapa); Prova Escrita, com quatro horas de duração (das 9h às 13h), a ser realizada no dia 19 de fevereiro de 2018, na sede do Programa (2ª etapa); e Entrevista, no dia 23 de fevereiro (3ª etapa).

Mais informações sobre a seleção na secretaria do programa, situada no Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Unidade Amazônia, em Santarém (Av. Mendonça Furtado, 2946, sala 204, 2º andar, bairro Fátima); pelo e-mail adm.isco@ufopa.edu.br; ou pelo telefone (93) 2101-6766.

Confira:

Acompanhe o processo seletivo na página de editais do Isco: www.ufopa.edu.br/editais/isco.

22/01/2018