Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Março Alunos de Ciências Atmosféricas realizam atividades de campo na Flona e Fazenda da Ufopa

Visita à estação metereológica do INMET de Belterra. Foto: acervo do curso de Ciências Atmosféricas.

Os estudantes também conheceram as atividades desenvolvidas pela Infraero e pela Aeronáutica em Santarém.

Discentes do curso de Ciências Atmosféricas da Ufopa participaram, no início do mês de março de 2018, de uma série de atividades práticas de campo realizadas na Floresta Nacional do Tapajós e na Fazenda Experimental da Ufopa. Os discentes também conheceram as instalações e os trabalhos desenvolvidos no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santarém (DTCEA-SN) da Força Aérea Brasileira e no setor de meteorologia da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), situados na área do Aeroporto Internacional de Santarém.

O objetivo das visitas técnicas foi mostrar aos alunos como funcionam as rotinas de atividades práticas dos profissionais formados em ciências atmosféricas. As atividades foram coordenadas pelos professores Rodrigo da Silva, Lucas Vaz Peres, Theomar Neves, Antonio Marcos de Andrade e Raphael Pablo Tapajós. “Estas atividades vão desde a instalação, manutenção e calibração de estações meteorológicas e outras medidas ambientais, passando também por atividades de lançamento de balão meteorológico”, explica coordenador do curso de Ciências Atmosféricas, Lucas Vaz Peres.

Atividades - Nos dias 1º e 2 de março, os alunos conheceram as instalações da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) do município de Belterra e da torre micrometeorológica do Programa LBA, localizada na Floresta Nacional do Tapajós. Na Fazenda Experimental da Ufopa, situada na rodovia Curuá-Una, os alunos participaram, nos dias 6 e 7, da montagem de uma estação metereológica, além de atividades práticas com drones. Já a visita na Infraero ocorreu no dia 12.

No total, 51 discentes participaram das atividades práticas de campo, realizadas no âmbito das disciplinas Instrumentos e Métodos Observacionais I e II e Práticas de Campo I e II.São atividades de ensino, relacionadas às disciplinas especificas do curso de Ciências Atmosféricas, mas que preparam também os alunos para realizar pesquisas com a utilização destes dados meteorológicos e a extensão, através da passagem para a comunidade de importantes informações sobre tempo e clima e sua relação com o meio ambiente”, explica Lucas Peres.

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do curso de Ciências Atmosféricas

15/3/2018

Montagem de estação metereológica na Fazenda Experimental da Ufopa.

Fotos: Acervo Fazenda Experimental da Ufopa.