Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Março Em audiência pública, Ufopa e Semma discutem danos ambientais ao igarapé do Urumari

No Dia Mundial da Água, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (Semma) se unem para discutir a situação crítica em que se encontra o igarapé do Urumari, com 7,5 km de extensão em meio à área urbana do município. A I Audiência Pública “Pequenos cursos d’água urbanos: o caso do projeto Urumari” inicia-se às 8h nesta quinta-feira, 22 de março de 2018, no Salão Paroquial da Diocese de Santarém.

Serão apresentados estudos preliminares do projeto Urumari, coordenado pelos professores Lucinewton Moura e Ruy Bessa Lopes, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA). Com uma abordagem interdisciplinar, o projeto estuda o grau de comprometimento da qualidade da água do igarapé, identificando aspectos bioecológicos, hidrológicos, geomorfológicos e socioambientais.

O projeto será composto de cinco fases: 1) georreferenciamento da microbacia; 2) caracterização e diagnóstico da saúde ambiental do igarapé; 3) monitoramento ambiental; 4) modelagem matemática; e 5) proposição de medidas mitigadoras ao impacto provocado pela urbanização intensa. Os resultados subsidiarão ações para a gestão do Urumari.

Também serão realizadas palestras e oficinas como forma de conscientizar as comunidades dos bairros próximos ao igarapé, enfatizando os direitos e deveres de cada cidadão no acesso à água de boa qualidade.

Veja aqui a programação completa.

Serviço: I Audiência Pública “Pequenos cursos d’água urbanos: o caso do projeto Urumari”

• Data: 22/3/2018
  • Horário: 8h
  • Local: Salão Paroquial da Diocese de Santarém – Área Pastoral São Lucas (Rodovia Curuá-Una, km 5 – Bairro Urumari)