Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Março Pesquisadores ofertam cursos de qualificação para prestadores de serviços dos balneários

Pesquisadores ofertam cursos de qualificação para prestadores de serviços dos balneários

Pesquisadores ofertam cursos de qualificação para prestadores de serviços dos balneários

Equipe da Ufopa em Ponta de Pedras com prestadores de serviço

Os microempresários da vila balneária de Ponta de Pedras – localizada a 35km da cidade de Santarém (PA) – receberam no fim do mês de janeiro as ações do projeto “Qualidade na Prestação de Serviços”, coordenado pelo professor Edair Canuto da Rocha (Gestão Pública e Desenvolvimento Regional/ICS). Nesta etapa, foi desenvolvido o curso de “Gestão e Liderança” para os líderes da comunidade e funcionários das barracas. A próxima ação está prevista para ocorrer em 8 de março (quinta-feira) e será voltada exclusivamente para o atendimento ao turista.

O projeto “Qualidade na prestação de serviços” destina-se a beneficiar prestadores de serviço que atuam em Alter do Chão, Ponta de Pedras, Pindobal, Aramanaí e Cajutuba, essas duas últimas localizadas no município de Belterra.

“Nosso objetivo é capacitar os colaboradores que atuam nos principais balneários de Santarém e entorno para posteriormente ajudar na elaboração de políticas públicas que vão contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades”, informou Canuto.

Para a vice-coordenadora do projeto, professora Évany Larisse dos Santos, este projeto traz retorno para a sociedade. “Os pequenos empreendedores possuem muitos conhecimentos acerca do seus negócios, mas a Universidade pode oferecer outras alternativas e novas estratégias que possibilitem uma qualidade diferenciada em relação aos serviços prestados aos turistas e à comunidade local. É uma ação que leva a teoria para a prática, como um retorno social”.

Esta é a terceira etapa do projeto, que já capacitou lideranças comunitárias e funcionários de hotéis e pousadas da vila de Alter do Chão. Ainda serão contemplados com essas capacitações catraieiros e barraqueiros. “Vamos participar de uma reunião com o Conselho Gestor da comunidade para acertar os detalhes desta nova capacitação, pois dependemos da disponibilidade dos prestadores de serviço, que não podem deixar de trabalhar para participar dos cursos”, informou o Prof. Canuto.

Lenne Santos/Comunicação Ufopa

5/3/2018