Você está aqui: Página Inicial Notícias 2018 Março Reitoria e Semdec discutem projetos de parceria entre Ufopa e Prefeitura

Reitoria e Semdec discutem projetos de parceria entre Ufopa e Prefeitura

A Universidade Federal do Oeste do Pará e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Santarém discutem o fortalecimento da cooperação existente entre a instituição de ensino superior e a prefeitura. Em reunião, na manhã de hoje, a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, e o titular da Semdec conversaram sobre diversos assuntos relacionados à parceria entre as instituições.

Um dos assuntos do encontro foi o processo de articulação para o desenvolvimento da cadeia de fitoterápicos no município, considerando a produção de fitoterápicos para o programa do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará (Sectet). Discutiu-se o envolvimento direto da Prefeitura de Santarém no processo, que vem sendo conduzido pelo Instituto de Saúde Coletiva (Isco) a partir do programa Farmácia Viva.

A Semdec também solicitou o apoio da Universidade, a partir dos conhecimentos produzidos na instituição, para o fortalecimento da cadeia produtiva do município, principalmente no incentivo à agricultura familiar, haja vista o potencial do município para o fornecimento de produtos agrícolas.

Na reunião, a reitora e o secretário acordaram a assinatura de uma carta de intenções entre a prefeitura e a Ufopa para a formação de um grupo de estudo visando à criação de um banco de dados sobre o município. Os gestores consideram necessário o registro sistematizado de informações sobre o município que podem ajudar nos processos de desenvolvimento da região.

A continuidade do processo para o ordenamento da área em torno da Unidade Tapajós também foi assunto da reunião. O secretário Ruy Corrêa informou que a prefeitura vai chamar os setores envolvidos com a questão, inclusive a Ufopa, para definições sobre os limites da área.

A reitora Raimunda Monteiro aproveitou a oportunidade para reforçar os pedidos encaminhados à prefeitura, via ofício, com solicitações para atendimento de demandas relacionadas à infraestrutura das vias de acesso à Universidade, e quanto à mobilidade, reforçando a importância da circulação das linhas de ônibus nas proximidades da Ufopa para atender à comunidade acadêmica. O secretário fará encaminhamentos internos na prefeitura para o direcionamento dos pedidos da Universidade, de acordo com os setores responsáveis.

Na reunião também estiveram presentes: Clodoaldo Santos, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufopa; Ândrio Razera, advogado da Semdec; e Rosimary Fonseca, chefe do Núcleo de Desenvolvimento Econômico.

7/3/2018